Deputado governista defende saída de ministro do GSI
"Na minha opinião, opinião política, não há condições políticas de o ministro Gonçalves Dias seguir à frente do GSI", disse Orlando Silva
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), ex-ministro de governos petistas passados e aliado do governo Lula (PT), defendeu, nesta quarta-feira (19), a saída do general Gonçalves Dias do cargo de ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), após a divulgação exclusiva de imagens pela CNN.
Em fala nesta quarta na reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, onde Gonçalves Dias deveria prestar esclarecimentos sobre o ato criminoso de 8 de janeiro, Silva disse que “não há condições políticas” para o ministro se manter no cargo.
“Na minha opinião, opinião política, não há condições políticas de o ministro Gonçalves Dias seguir à frente do GSI. Devo dizer que tenho opinião política diferente do governo com relação ao sigilo das imagens do 8 de janeiro. Na minha opinião, o Brasil precisa conhecer detalhadamente o que aquela horda de bolsonaristas fez na Praça dos Três Poderes”, disse.
A pressão contra Gonçalves Dias se deu após a CNN revelar, com exclusividade, imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto que mostram a atuação de integrantes do GSI, inclusive o próprio ministro, durante a invasão de 8 de janeiro.
Nas imagens, é possível ver que o general Gonçalves Dias esteve no Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos e indicou aos invasores o caminho da saída do prédio. Um dos militares do GSI identificado nas imagens chegou a cumprimentar os vândalos e oferecer água a eles.