Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Defesa pede revogação de tornozeleira eletrônica após Zé Trovão ser eleito

    Caminhoneiro recebeu 71 mil votos para deputado federal em Santa Catarina

    Gabriel Hirabahasida CNN , em Brasília

    A defesa do bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido pela revogação do uso de tornozeleira eletrônica e de outras medidas cautelares.

    Zé Trovão foi eleito deputado federal pelo PL em Santa Catarina após receber 71 mil votos. O caminhoneiro assumirá o mandato em fevereiro de 2023.

    “Após árdua discussão jurídica, apresentação, prisão domiciliar e liberdade para transitar pelo estado de Santa Catarina e, por estar com seus direitos políticos íntegros, foi registrada sua candidatura e eleito como deputado federal pelo estado de Santa Catarina. O próximo passo, no âmbito jurídico, será comunicar oficialmente o STF da superveniência deste fato novo, objetivando a abolição ou, ao menos, a flexibilização das medidas, em respeito a vontade popular, consagrada nas urnas, para que possa livremente exercer seu mandato”, afirmou a defesa do deputado, em nota.

    A defesa confirmou que o pedido já foi apresentado ao STF na tarde desta segunda (3). A ação em que ele foi protocolado corre sob sigilo no Supremo.

    O bolsonarista é alvo de investigação por causa da realização de atos com ataques ao Estado democrático de direito no 7 de setembro de 2021. Por causa disso, teve sua prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações contra ele, pouco depois do feriado.

    Zé Trovão fugiu para o México, onde permaneceu até outubro de 2021. Ao retornar ao Brasil, foi preso. Depois, em fevereiro deste ano, foi solto com a imposição de algumas medidas cautelares, dentre elas o uso da tornozeleira eletrônica.

    Tópicos