Datafolha: para 38% dos brasileiros, desempenho do Congresso é ruim ou péssimo
Pesquisa aponta ainda que apenas 14% dos entrevistados acham o trabalho dos congressistas ótimo ou bom, enquanto 43% julgam como regular
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha na última semana indica que 38% da população brasileira considera como ruim ou péssimo o desempenho do Congresso Nacional.
Apenas 14% dos brasileiros acham o trabalho dos congressistas ótimo ou bom, enquanto 43% julgam como regular. Os que não souberam opinar representam 5% dos entrevistados.
Os números apresentados nesta pesquisa são semelhantes aos apresentados na última pesquisa sobre o tema. No levantamento realizado em agosto de 2020, a parcela da população que considerava os trabalhos dos parlamentares como ótimo/bom era de 17%, ante 37% de ruim/péssimo. A parcela de avaliação regular manteve os 43%.
Ao longo do mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Congresso Nacional — ao lado do Poder Judiciário — tem sido alvo de ataques por parte do chefe do Executivo e seus apoiadores.
Desde a saída do ex-presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ), do cargo e a chegada de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Casa, o clima entre o Legislativo e o Executivo está mais calmo.
A relação com o Senado, no entanto, apresenta uma escalada de tensão. O principal fator para isso é o avanço da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, que apura irregularidades do governo federal sobre o enfrentamento à crise sanitária da Covid-19.
O Datafolha ouviu presencialmente 2.074 pessoas em 146 municípios de todo o país. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.