Datafolha: 59% dos brasileiros são contra renúncia de Bolsonaro
Levantamento realizado pelo instituto entre os dias 1º e 3 de abril mostra ainda que 52% acreditam na capacidade de o presidente seguir liderando o país
Uma eventual renúncia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é rejeitada por 59% dos brasileiros, indica pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada neste domingo (5).
O levantamento aponta que a saída do presidente do cargo é apoiada por 37% dos entrevistados e que 4% não sabem dizer qual a melhor opção. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril por telefone e contou com 1.511 entrevistados. A margem de erro é de três pontos porcentuais.
A pesquisa mostra também que 52% dos ouvidos consideram que presidente tem condições de seguir liderando o país, enquanto 44% acham que ele perdeu essa capacidade. Outros 4% não souberam responder essa pergunta.
Em comparação com a sondagem anterior do instituto, divulgada em 23 de março, houve uma oscilação para baixo de 35% para 33% entre os que consideram ótima ou boa a atuação do presidente na crise provacada pelo novo coronavírus.
Já os que acham a condução de Bolsonaro ruim ou péssima passaram de 33% para 39%. De acordo com o Datafolha, 26% dos entrevistados avaliam como regular o desempenho do presidente (eram 25% em março) e 2% não souberam responder (eram 5%).
Leia também:
Aprovação do Ministério da Saúde é mais que dobro da de Bolsonaro, diz pesquisa
Em resposta ao STF, governo diz seguir orientação de Ministério da Saúde e OMS
Segmentação
O levantamento concluiu que a renúncia de Bolsonaro é apoiada principalmente entre jovens (44%), mulheres (42%), os que têm até o ensino fundamental (40%) e quem tem renda mensal acima de 10 salários mínimos (39%).
Por outro lado, defendem a continuidade do mandato presidencial quem ganha de 5 a 10 mínimos (69%), homens (65%) e quem ganha de 2 a 5 mínimos (64%).