Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cúpula da CPI da Pandemia reclama da demora de Pacheco em pautar proposta

    Mais de 15 projetos apresentados no relatório final continuam parados na Casa; presidente do Congresso Nacional diz que propostas estão em análise

    Kenzô MachidaGabrielle Varelada CNN , em Brasília

    A cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia pressiona o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que dê encaminhamento às proposições legislativas e recomendações para o “aperfeiçoamento de marcos normativos com o objetivo de limitar as disfuncionalidades do Estado, bem como reforçar a observância de direitos e garantias fundamentais dos brasileiros”.

    Quem externou essa cobrança foi o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), durante cerimônia no Senado. “Queria pedir que as matérias da Comissão Parlamentar de Inquérito elas pudessem ser pautadas direto no plenário, por dois motivos. Primeiro porque estamos funcionando semipresencialmente e segundo porque há uma tradição nesta casa e na outra casa de que matérias oriundas, elas não precisam necessariamente passar em comissão permanente,” disse o senador.

    O relatório apresentado por Calheiros detalha 15 projetos de lei, um projeto de lei complementar e uma proposta de emenda à Constituição. Essas proposições, algumas sugeridas pelo relatório e outras já em tramitação e apenas incorporadas pelo relator, estão relacionadas às conclusões da CPI.

    Elas foram divididas em temas no documento: combate à elaboração e divulgação de notícias falsas; alterações na legislação penal e crimes contra a administração; memória às vítimas da Covid e aos profissionais da saúde; segurança social; propostas relacionadas ao combate à corrupção.

    Alguns dos textos propostos no relatório aglutinam propostas já em tramitação no Senado Federal ou na Câmara dos Deputados, que visam atender aos mesmos objetivos da comissão: aprimorar a segurança social e a governança pública e coibir condutas ilícitas e impunidade.

    A assessoria da presidência do Senado informou que as propostas ainda não foram encaminhadas porque estão em processo de avaliação.

    Memorial das vítimas da Covid-19

    Outra polêmica envolvendo a CPI no Senado é o lançamento do memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 de todo o Brasil. Inicialmente, o pré-projeto previa que a estrutura seria montada na área externa do Congresso Nacional, sendo um espaço mais acessível ao público.

    Contudo, fontes ouvidas pela CNN informaram que o pré-projeto, com estrutura permanente, esbarrou em regras de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), que não permite a alteração de fachadas de prédios tombados.

    Mas as mesmas fontes também acreditam que essa teria sido uma forma de deixar a exposição do Memorial mais discreta e assim, a presidência do Congresso decidiu por colocar em espaço interno do Senado Federal.

    O novo local escolhido foi um ambiente nobre, no Anexo 2 do Senado, ladeado por jardins de inverno que permitem a entrada de iluminação natural suave. No centro, sobre um tablado, erguem-se 27 prismas iluminados internamente, em honra das vítimas de cada unidade federativa.

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”534901″ title_galeria=”Confira quem foram os depoentes da CPI da Pandemia”/]

    Tópicos