Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CRE convida seus ex-presidentes para debater taxação do aço e alumínio

    José Sarney, Eduardo Suplicy, Heráclito Fortes e Cristovam Buarque devem participar das discussões sobre o tema na Comissão de Relações Exteriores nesta quinta-feira (13)

    Gabriela Pradoda CNN , Brasília

    O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, Nelsinho Trad (PSD-MS), convidou ex-presidentes do colegiado para, nesta quinta-feira (13), discutir a taxação do aço e do alumínio imposta pelo governo de Donald Trump.

    De acordo com a assessoria do senador, confirmaram presença o ex-presidente da República José Sarney e os ex-senadores Eduardo Suplicy (PT), Heráclito Fortes, Eduardo Azeredo, Cristovam Buarque, Kátia Abreu e Aloysio Nunes.

    Os ex-presidentes da CRE devem elaborar estratégias para o Brasil. Eventuais colaborações poderão ser encaminhadas ao Itamaraty.

    Além da questão das tarifas, o encontro na CRE abordará as relações do Brasil com seus principais parceiros comerciais, o fortalecimento da diplomacia parlamentar e a necessidade de ampliar a presença do país nos fóruns internacionais.

    Taxação do aço e alumínio

    A Casa Branca afirmou que as tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio para os Estados Unidos começaram à meia-noite desta quarta-feira (12).

    Segundo o governo norte-americano, as tarifas serão impostas sobre todos os países, sem exceções ou isenções.

    O Brasil é o segundo maior fornecedor de aço e ferro aos EUA, e a participação no mercado nunca foi tão grande. Em 2024, os americanos compraram US$ 4,677 bilhões (cerca de R$ 27 bilhões) em produtos brasileiros do setor de ‘Aço e Ferro’. Com esse valor, o Brasil foi o segundo maior fornecedor aos EUA.

    Tópicos