Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CPI das ONGs ouve o superintendente da Fundação Amazônia Sustentável nesta terça-feira (15)

    Comissão quer conferir se a utilização de recursos públicos recebidos de origem estrangeira pela FAS preserva o interesse nacional e beneficia as populações amazônicas

    Da CNN , São Paulo

    Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, no Senado Federal, irá ouvir nesta terça-feira (12) o superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgilio Mauricio Viana.

    O depoimento foi solicitado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da Comissão.

    Viana ocupa a direção da entidade desde 2008 e deve prestar contas da atuação da ONG nos anos de 2017 e 2018.

    Em justificativa ao requerimento, o senador Plínio Valério afirma que as oitivas e documentos entregues ao colegiado possuem diversas menções à FAS quanto ao uso de recursos públicos recebidos de origem estrangeira.

    Esse tipo de financiamento também tem recebido atenção de outros parlamentares, como Marcio Bittar (União-AC).

    Eles questionam se há preservação do interesse nacional e benefício às populações amazônicas.

    Em agosto, Valério havia questionado a destinação de R$ 54 milhões recebidos pela FAS por meio do Fundo Amazônia, que capta doações de outros países para preservação do bioma.

    Os parlamentares devem votar dois requerimentos em uma segunda parte da reunião, entre eles o convite para depoimento do presidente do Instituto Socioambiental (ISA), Marcio Santilli, solicitado por Valério.

    O ISA recebeu diversas menções e críticas durante os trabalhos da CPI, como ocorreu em reunião com lideranças indígenas em junho.

    O colegiado também deve analisar o pedido de uma diligência externa em Chapadão dos Parecis, no Mato Grosso, requerida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

    Publicado por Amanda Sampaio, da CNN. Com informações da Agência Senado.

    Tópicos