Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cotação do dólar encarece o preço dos alimentos, diz ministro à CNN

    Paulo Teixeira explica razões para aumento nos preços dos alimentos e prevê queda após a Páscoa, destacando medidas do governo para conter a inflação

    Da CNN

    O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, em entrevista à CNN, apontou o câmbio do dólar como principal fator para o encarecimento dos alimentos no país. Segundo ele, a variação cambial tem impactado significativamente os preços dos produtos importados e daqueles ancorados na moeda americana.

    Teixeira destacou que o dólar chegou a R$ 6,30 após a eleição do presidente americano, Donald Trump, mas as medidas do governo federal já conseguiram reduzir a cotação para cerca de R$ 5,75.

    “O câmbio que encarece as importações e encarece os produtos que estão ancorados no dólar”, afirmou o ministro.

    Aumento do consumo e fatores climáticos

    Além da questão cambial, o ministro mencionou outros fatores que contribuíram para a alta dos preços.

    Entre eles, destacou o aumento expressivo do consumo, que considera positivo por refletir uma melhora na renda da população.

    “É bom que o povo brasileiro tenha aumentado a sua renda e é bom também que ele tenha consumido alimentos, mas isso faz com que você tenha picos de consumo”, explicou.

    Teixeira citou como exemplo o recorde de consumo de ovos no Brasil, coincidindo com problemas climáticos que afetaram a produção.

    Esses fatores combinados resultaram em pressão sobre os preços de alguns itens específicos.

    Perspectivas de queda nos preços

    O ministro mostrou-se otimista quanto à tendência de redução nos preços. Segundo ele, a maioria dos produtos já apresenta queda, com exceção de três itens que ainda resistem. Teixeira prevê que, após a Páscoa, haverá uma diminuição no preço dos ovos, assim como uma redução geral nos preços dos alimentos no país.

    “Vamos ter uma diminuição no preço dos ovos e vamos ter também uma diminuição no conjunto dos preços no Brasil”, projetou o ministro.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos