Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Consequências jurídicas têm de ser muito severas, diz Pacheco

    O presidente do Senado disse que a Polícia Legislativa já está fazendo o possível para identificar e individualizar os autores de crimes durante ataque aos Três Poderes neste domingo (8)

    Fernanda Pinottida CNN , em São Paulo

    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) falou, nesta terça-feira (10), que as consequências jurídicas para aqueles que participaram do ataque aos Três Poderes no domingo (8) tem que ser “muito severas”. O pronunciamento foi feito após a aprovação do decreto de intervenção federal no DF pelo plenário do Senado.

    Ele também disse que a pacificação é fundamental para o Brasil, “no entanto, isso não se confunde com inércia ou leniência em relação a fatos que precisam ser apurados e punidos”.

    Ele agradeceu o trabalho da Polícia Legislativa e disse que ela já está fazendo o possível para individualizar cada cidadão que cometeu esses crimes.

    “Vamos fazer o ajuizamento de quantas ações judiciais forem necessárias para poder cobrar individualmente cada um dos causadores de danos ao prédio do Senado. Cuidaremos das providências em matéria penal e das ações de reparação de danos, para que os recursos dos contribuintes brasileiros não sejam sacrificados por conta do vandalismo.”

    Ao ser questionado sobre uma possível falha nas forças de segurança em impedir a entrada dos vândalos, Pacheco disse: “Me parece que este acontecimento poderia ter sido evitado, mas não quero fazer nenhum tipo de pré-julgamento. Prefiro confiar nas forças de segurança.”

    Pacheco também disse que conhece o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) desde antes de sua trajetória política, e que ele sempre foi comprometido com o estado democrático de direito. “Tendo a acreditar que Ibaneis foi induzido ao erro, e não tenha praticado esse erro deliberadamente”, disse.

    Ele falou que as polícias também estão empenhadas em identificar quem financiou esses atos criminosos. “Os financiadores sofrerão consequências tão severas quanto aqueles que praticaram os atos.”

     

     

    Tópicos