Combate à fome demanda recriação de ministério, afirma deputado da transição
Em entrevista à CNN, Pedro Uczai (PT-SC), que coordena equipe de Desenvolvimento Agrário, disse que pasta é necessária para ampliar políticas de produção de alimentos
O deputado Paulo Uczai (PT-SC), que compõe a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta terça-feira (29), que a recriação de um ministério para a área do Desenvolvimento Agrário é necessária para o enfrentamento da fome no Brasil.
Em entrevista à CNN, ele afirmou que o retorno dá pasta é uma resposta para lidar com a produção de alimentos necessária para acabar com a fome e enfrentar a inflação dos alimentos.
“O agronegócio, em grande parte voltado para exportação, tem de continuar sendo fortalecido e fomentado. Mas nós precisamos construir uma política de incentivo de produção de alimentos em diversidade maior”, disse o deputado.
“Só tem um setor e base social possível para fazer isso, que é a agricultura familiar, que pode diversificar a produção em pequenas propriedades rurais”, acrescentou.
“A agricultura familiar precisa de um ministério que amplie políticas para produzir alimentos para o povo brasileiro. Para enfrentar a fome e a inflação dos alimentos em um mercado de consumo de massa nacional. Por isso, a necessidade de um ministério para se estruturar esse desafio”, complementou.
Assista a entrevista completa no vídeo no topo da página.
* Publicado por Léo Lopes, com produção de Rudá Moreira, da CNN, em Brasília