Com resistência a Desenvolvimento, Esporte volta a ser cogitado para reforma ministerial, dizem fontes
PP, no entanto, resiste à pasta e tem sinalizado que aceitaria Desenvolvimento Social mesmo sem o Bolsa Família
Com a resistência do PT a perder o comando do Ministério do Desenvolvimento Social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a considerar mudança no Esporte.
A pasta havia sido retirada dos planos do presidente petista após a definição de que Portos e Aeroportos será assumida pelo Republicanos.
Vídeo: PP só aceita Ministério do Desenvolvimento Social, dizem fontes
Lula havia sinalizado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que o PP poderia comandar o Desenvolvimento Social.
Com a resistência da cúpula petista, no entanto, o presidente passou a considerar oferecer ao PP, após retorno de viagem para a África, um pacote que inclua Esporte e Caixa.
Os dirigentes do partido, no entanto, já sinalizaram para a CNN que teriam resistência a Esporte e que aceitariam Desenvolvimento Social mesmo sem o controle do Bolsa Família.
Uma ideia avaliada no Palácio do Planalto seria transferir o programa social para Saúde ou Educação. Lula, no entanto, ainda não tomou uma decisão, o que deve ocorrer apenas na próxima semana.
Caso a proposta se viabilize, o ministro Wellington Dias, de acordo com relatos feitos à CNN, poderia assumir a liderança do governo no Senado Federal.
Lula vinha segurando a ministra Ana Moser por causa da Copa do Mundo Feminina e diante do apoio dado a ela pelo PT de São Paulo, que tem influência sobre o segundo escalão da pasta.