Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com Fundão turbinado, partidos devem aumentar número de candidatos; MDB e PSD lideram o ranking

    Detentor da maior fatia do “Fundão”, o PL não informou à CNN sua estimativa

    Urnas eletrônicas.
    Urnas eletrônicas. 23/09/2022REUTERS/Diego Vara

    Pedro Venceslauda CNN

    São Paulo

    No ano em que os partidos devem contar com R$ 5 bilhões para investir nas eleições municipais, o MDB deve ser o partido com o maior número de candidatos a prefeito.

    Pelas projeções do presidente da sigla, deputado Baleia Rossi (SP), o partido espera contar com 2.500 postulantes, um número maior que o registrado em 2020, quando foram lançados 1934 candidatos.

    “Teremos critérios objetivos para distribuir os recursos. Deputados e senadores terão participação, mas o Fundo será direcionado aos estados dependendo da representatividade e do peso político no partido”, disse Baleia Rossi à CNN.

    Assim como em 2020, em 2024 o PSD deve ser o 2° no ranking, com 2000 candidatos, segundo informou a assessoria da legenda.
    Há quatro anos o partido de Kassab lançou 1.626 candidatos a prefeito.

    Detentor da maior fatia do “Fundão”, o PL não respondeu à CNN, mas fontes do partido dizem que a projeção interna é lançar 1.000 candidatos, um número parecido com os previstos pelo PT.

    Em 2020 o PT lançou 1255 nomes e o PL 972.

    “Devemos ter candidatos em 11 capitais, podendo chegar a 14, e em 40 cidades com mais de 200 mil habitantes”, disse à CNN o senador Humberto Costa (PE), qu coordena a estratégia eleitoral petista.

    O PT não terá candidato em alguns dos principais colégios eleitorais, como São Paulo , Rio de Janeiro e Recife.

    Veja também: Salles vê apoio de Bolsonaro a Nunes em SP com desconfiança