CNN tem acesso ao processo sobre o PCC; mensagens revelam codinome de Moro e plano de ataque no dia da eleição
Imagens anexadas ao processo mostram mensagens com os codinomes que seriam usados pela organização criminosa e dão a entender que um plano contra Moro seria colocado em ação durante as eleições de 2022
A CNN teve acesso ao processo que pediu a prisão dos suspeitos de estarem envolvidos no plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para realizar ataques contra servidores públicos e autoridades, dentre eles o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). As informações são da produtora da CNN Elis Franco.
A juíza responsável pelo processo é Gabriela Hardt, da 9ª Vara Federal de Curitiba. Foi ela quem substituiu Moro na Operação Lava Jato quando o então juiz pediu exoneração do cargo, no final de 2018.
No processo estão anexados prints de trocas de mensagens sobre o plano. Um deles mostra os codinomes que seriam usados para se referir ao plano, um deles usado especificamente para se referir a Sergio Moro.
Um trecho do processo descreve: “Tem-se aqui a imagem que permitiu descortinar o plano que está sendo articulado para a consecução de um atentado contra a incolumidade do senador, com o estabelecimento de linguagem cifrada pela organização, com intuito de dificultar a identificação da ação criminosa: ‘Tokio’ seria o código para ‘Moro’ e ‘Flamengo’ seria o código para ‘Sequestro’.”
No print, é possível ler (conforme escrito na imagem): “Vou te mandar umas msg q são códigos p eu não esquece e e ter aí qundo eu chegar então não apaga e importante o mim ok amor”. “Só p deixar aí no seu telefone”.
Em seguida, essa pessoa mando os códigos que seriam utilizados e pede para a outra pessoa tirar print e guardar. “Amei tira é guarda. Isso aí. Vou pagar aq p todos ok tendeu“.
Os códigos descritos são:
- Ms – México
- Moro – tokio
- Sequestro – Flamengo
- Ação – Fluminense
Outro print encontrado mostra uma conversa que detalha o local chamado Clube Duque de Caxias, onde o senador Sergio Moro votou nas eleições de 2022. As mensagens descrevem as rotas de acesso ao local, a localização das câmeras de segurança, e a posição dos seguranças e vigias que trabalham lá.
Essa troca de mensagens leva a juiza responsável pelo processo a concluir que foi cogitada alguma ação contra Moro na data do segundo turno das eleições.
Segue a transcrição das mensagens conforme estão escritas na imagem.
“Clube Duque de Caxias
Entrada principal para acesso da votação está localizada na rua Costa Rica,1173 Bairro Bacacheri, na esquina de um cruzamento com a rua Marcelino Nogueira.
Na guarita do acesso estão dois seguranças e um vigia de pátio, logo após a guarita está o salão ao qual será usado para a votação. Em frente à entrada principal se encontra um edifício de dois andares e uma ótica “Glóbotica”, a esquerda na esquina se encontra um centro automotivo “Branello”. Seguindo na rua Costa Rica o clube possui três câmeras de vigilância com a distância aproximada de 20m da primeira câmera em direção a entrada principal, após as 3 câmeras áh um portão de acesso com o número “1”, logo respectivamente o portão de número “2”, depois um portão de pequeno acesso para pedestres com o número “3”, seguido pelo portão de número “4” e o de número “5” ao final do muro do clube na rua Costa Rica. Logo após o final do muro do clube na rua Costa Rica ao lado oposto da rua se encontra em uma esquina uma construção de um prédio abandonado.
O muro do clube na rua Marcelino Nogueira não possui câmeras,uma cerca viva que o cobre e conta com um portão de acesso com o número 8.
Rota de acesso rápido
Virando à direita na rua Marcelino Nogueira no primeiro cruzamento aonde não possui semáforos, em direção à avenida Paraná. Após percorrer uma quadra áh um semáforo e um cruzamento com a rua Eduardo Geronasso. Seguindo após mais uma quadra outro cruzamento pela rua Canadá com semáforos, ainda reto passando mais uma quadra chegando a avenida Paraná que possui um posto de gasolina na esquina de cruzamento e um terminal de ônibus.
Se falta alguma informação me fala q aí”
Um outro print mostra os valores de equipamentos, armas e outros recursos que seriam utilizados na execução do plano. E também uma lista de coisas que precisariam ser resolvidas antes de colocá-lo em ação.
*Publicado por Fernanda Pinotti