Clube Militar realizará almoço em comemoração aos 60 anos do golpe de 1964
Confraternização que celebra rompimento da democracia no país ocorrerá na sede da associação, no Rio de Janeiro


O Clube Militar realizará, no próximo dia 31, um almoço de comemoração aos 60 anos do golpe de Estado que depôs o então presidente João Goulart e instaurou um regime militar de 21 anos no país. A confraternização ocorrerá na sede da associação, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, o general Maynard Marques de Santa Rosa fará um discurso em alusão ao ato, classificado no convite para o evento como “Movimento Democrático” (veja abaixo). O Clube Militar é uma associação de caráter representativo fundada em 1887 que abriga integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Segundo a analista da CNN Débora Bergamasco, a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é para que não haja, por parte do governo, manifestações ou eventos oficiais relacionados ao aniversário do golpe.
Seria uma forma de ajudar no distensionamento das relações com Exército, Marinha e Aeronáutica.
Em contrapartida, o Planalto também espera silêncio das Forças Armadas em relação à data – sem leitura da ordem do dia com referências ao dia 31 de março de 1964.
A atitude do governo foi questionada pelo Pacto pela Democracia – coalizão que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil -, que cobrou a organização de atividades para relembrar o rompimento da democracia.
(Com informações de Daniel Rittner, da CNN, em Brasília)