Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Clube Militar realizará almoço em comemoração aos 60 anos do golpe de 1964

    Confraternização que celebra rompimento da democracia no país ocorrerá na sede da associação, no Rio de Janeiro

    Clube Militar realizará almoço em comemoração dos 60 anos do golpe que instaurou o regime militar no país
    Clube Militar realizará almoço em comemoração dos 60 anos do golpe que instaurou o regime militar no país Reprodução/Clube Militar

    Lucas Schroederda CNN

    São Paulo

    O Clube Militar realizará, no próximo dia 31, um almoço de comemoração aos 60 anos do golpe de Estado que depôs o então presidente João Goulart e instaurou um regime militar de 21 anos no país. A confraternização ocorrerá na sede da associação, no Rio de Janeiro.

    Na ocasião, o general Maynard Marques de Santa Rosa fará um discurso em alusão ao ato, classificado no convite para o evento como “Movimento Democrático” (veja abaixo). O Clube Militar é uma associação de caráter representativo fundada em 1887 que abriga integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

    Convite para a confraternização no dia 31 de março / Reprodução/Clube Militar

    Segundo a analista da CNN Débora Bergamasco, a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é para que não haja, por parte do governo, manifestações ou eventos oficiais relacionados ao aniversário do golpe.

    Seria uma forma de ajudar no distensionamento das relações com Exército, Marinha e Aeronáutica.

    Em contrapartida, o Planalto também espera silêncio das Forças Armadas em relação à data – sem leitura da ordem do dia com referências ao dia 31 de março de 1964.

    A atitude do governo foi questionada pelo Pacto pela Democracia – coalizão que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil -, que cobrou a organização de atividades para relembrar o rompimento da democracia.

    (Com informações de Daniel Rittner, da CNN, em Brasília)