Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cláudio Castro toma posse de novo mandato como governador do Rio de Janeiro

    Reeleito com 58% dos votos, Castro prestou juramento e assinou termo de posse na manhã deste domingo (1º)

    Rafaela Cascardoda CNN , Rio de Janeiro

    Claudio Castro (PL), reeleito com 58% dos votos no primeiro turno das últimas eleições, tomou posse como governador do Rio de Janeiro neste domingo (1º), em cerimônia realizada no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Rio, no Centro da cidade.

    Na cerimônia, o governador prestou o juramento e assinou o termo de posse. O ritual, previsto para começar às 9h, atrasou e foi iniciado às 9h38.

    No discurso de cerca de meia hora na posse de seu segundo mandato como governador, Castro destacou alguns feitos desde que assumiu a posição.

    Ele falou sobre a concessão da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) e a chamou de a “maior da história” do Brasil. Segundo ele, a empresa encerra o ano com lucro de R$ 394 milhões de reais.

    Ele explicou também que a compra de câmeras para policiais militares vai trazer mais segurança para a população e os policiais.

    Cláudio Castro ainda prometeu inaugurar obras do Teleférico do Alemão, no Complexo do Alemão, comunidade da Zona Norte, e do Museu da Imagem e do Som, em Copacabana, na Zona Sul. Em relação ao teleférico ele afirmou que o material deve chegar ainda no primeiro semestre deste ano. A instalação deve demorar cerca de seis meses, portanto a previsão inicial é de que o equipamento esteja funcionando a partir do início de 2024.

    Outro destaque de seu discurso foi a promessa de fazer com que a educação seja a prioridade do governo.

    “A escola é a porta para o futuro. Vou lutar para que cada criança e jovem desse estado tenha a oportunidade de chegar a sala de aula e concluir uma formação que permita uma vida promissora e digna. Durante a panemia, os profissionais da educação foram ainda mais demandados e nos ensinaram que o magistério é uma vocação de vida. Por isso, faço aqui o meu compromisso, de que a educação estará na frente de todas as nossas ações, afinal acredito que ela é o principal caminho de transformação de uma sociedade”, prometeu Castro.

    Após a cerimônia de posse, durante uma coletiva de imprensa, Castro foi perguntado sobre a presença dele na posse do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT)

    “Falei o tempo todo que trabalharia com quem o povo escolhesse. Nós precisamos demais da ajuda do governo federal. O diálogo será baseado em pautas”, afirmou Cláudio Castro. Já sobre a saída de Jair Bolsonaro do país, ele não se posicionou

    Após a posse no Rio de Janeiro, Cláudio Castro viajou para Brasília pra acompanhar a posse de Lula, que acontece na tarde deste domingo.

    Castro foi eleito como vice-governador de Wilson Witzel em 2018. O advogado e cantor gospel assumiu o comando do estado após o impeachment de Witzel em abril de 2021. Ele trabalhou por 12 anos como chefe de gabinete na Alerj e se elegeu vereador pela primeira vez em 2016.

    Em 2022, Cláudio Castro foi reeleito no primeiro turno, com 58% dos votos, ao lado de Thiago Pampolha (União Brasil), o novo vice-governador. A Procuradoria Regional Eleitoral entrou com duas ações contra a chapa deles, pedindo para que os políticos fiquem inelegíveis por 8 anos, além da cassação da chapa. Os pedidos aconteceram por conta de denúncias de um suposto abuso de poder econômico e político, com o uso de contratações via Ceperj e Uerj para fins eleitorais, além de supostos gastos ilícitos na campanha. A chapa nega qualquer irregularidade.

    Tópicos