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    Chuvas no RS: governo federal inaugura escritório para monitoramento em Porto Alegre

    Objetivo é ter mais agilidade na tomada de decisões para atender a população afetada pelas chuvas no estado

    Douglas Portoda CNN , São Paulo

    O governo federal inaugurou, nesta segunda-feira (6), um escritório de monitoramento em Porto Alegre para ações decorrentes à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

    Com sede no prédio da Caixa Econômica Federal na capital gaúcha, o espaço permitirá, segundo o governo, mais agilidade na tomada de decisões, além de articulação das equipes federais com o estado e município para socorrer os afetados pelas fortes chuvas e no processo reconstrução local.

    Participaram do ato de inauguração os ministros:

    • Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom);
    • Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e
    • Nísia Trindade, da Saúde.

    Segundo Pimenta, as pessoas afetadas precisam de água, alimento, abrigo, condição de sobrevivência. “Isso não é pra amanhã. Isso é pra hoje. E é por isso que nós estamos aqui fazendo essa instalação. Para não perder tempo e a partir de agora já operar de forma ainda mais forte e de forma ainda mais organizada”.

    Não adianta só ter o recurso se nós não tivermos a agilidade, a organização e a capacidade de trabalho para fazer com que esse recurso chegue o mais rapidamente da ponta. Essa é a grande tarefa do momento: fazer chegar com rapidez esse recurso

    Paulo Pimenta

    Além do escritório, o governo federal também conta com uma sala de situação no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir ações ao Rio Grande do Sul.

    Sob coordenação da Casa Civil, a sala de situação funcionará em caráter emergencial e permanente enquanto durar a situação de catástrofe no Sul do país.

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