Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Campanha para vaga no TCU agita posse na Câmara dos Deputados

    Na tentativa de criar um clima favorável às suas candidaturas, os principais nomes na disputa apostaram em panfletagem durante o evento desta quarta-feira (1º)

    Daniel Rittnerda CNN

    A eleição para o novo comando do Congresso ainda não ocorreu, mas outra disputa agita os corredores na Câmara dos Deputados: a vaga aberta no Tribunal de Contas da União (TCU).

    Na tentativa de criar um clima favorável às suas candidaturas, os principais nomes na disputa apostam pesado em panfletagem e na abordagem por cabos eleitorais junto às dezenas de prefeitos e familiares dos parlamentares que estão tomando posse.

    Na longa fila para entrada na Câmara e nos anexos do edifício principal, a mais ostensiva era a deputada Soraya Santos (PL-RJ). Diversos apoiadores seus distribuíam folhetos pedindo votos e ressaltando a participação feminina no TCU como um fator que deve ser considerado na eleição. A disputa deve ocorrer na quinta-feira (2).

    Com a aposentadoria da ministra Ana Arraes, no ano passado, foi aberta uma vaga para o tribunal de contas que precisa ser preenchida por um indicado da Câmara. Atualmente, não há mulheres no colegiado do órgão de controle.

    O favorito na disputa é Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), que costurou apoios de boa parte da bancada do PT e da oposição. O Palácio do Planalto dá a vitória dele como provável.

    Jhonatan tem o deputado Arthur Lira (PP-AL) como forte apoiador. Corre por fora o ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG). Popular entre os colegas, conhecido pela fartura dos almoços em que servia comida mineira em seu gabinete, ele não foi reeleito em 2022. As regras permitem, no entanto, que a Câmara indique alguém sem mandato parlamentar para o cargo.

    Tópicos