Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Campanha de Bolsonaro pretende buscar novas adesões no PSDB

    Em um aceno ao centro, aliados do presidente defendem diálogo tanto com a senadora Mara Gabrilli como com a ex-prefeita Raquel Lyra

    Gustavo Uribeda CNN , Brasília

    Em um esforço para se aproximar do eleitorado de centro, a campanha à reeleição de Jair Bolsonaro pretende buscar novas adesões à sua candidatura no PSDB, partido que declarou neutralidade no segundo turno.

    Segundo relatos feitos à CNN, integrantes da campanha têm defendido uma abertura de diálogo com a senadora de São Paulo Mara Gabrilli, candidata a vice-presidente de Simone Tebet, e com a ex-prefeita de Caruaru e candidata ao governo pernambucano, Raquel Lyra.

    A campanha à reeleição reconhece a dificuldade de conseguir um aceno de ambas em direção ao presidente, mas consideram que há pelo menos espaço para a construção de um diálogo que permita uma manutenção da neutralidade de ambas.

    Na semana passada, Gabrilli seguiu a postura de neutralidade do PSDB, com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão de Simone Tebet e de Fernando Henrique Cardoso de apoio a Lula, no entanto, gerou preocupação entre aliados do presidente de um eventual recuo da tucana.

    Em Pernambuco, o PT definiu apoio a Marília Arraes, do Solidariedade, no segundo turno estadual. A candidata tucana, no entanto, ainda não anunciou posição oficial.

    No estado onde Lula teve vantagem sobre Bolsonaro no primeiro turno, dirigentes tucanos defendem que Lyra fique neutra na disputa presidencial, mas auxiliares do presidente ainda têm esperanças sobre ume eventual apoio da tucana.

    A expectativa é de que, na próxima quinta-feira (13), Bolsonaro viaje a Recife. Além disso, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a senadora eleita Damares Alves também devem desembarcar em Pernambuco.

    A defesa feita por integrantes da campanha à reeleição é de que, durante as viagens, Lyra seja procurada para uma conversa com a campanha bolsonarista.

    Neste final de semana, Bolsonaro focou sua propaganda eleitoral na televisão e no rádio no Nordeste, em um esforço de tentar diminuir a vantagem obtida por Lula no primeiro turno.

    Tópicos