Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Câmara nega haver data para análise da PEC do Estouro; proposta segue na pauta

    Mensagem enviada pelo secretário-geral da Mesa Diretora informando os deputados sobre o assunto foi obtida pela CNN

    Plenário da Câmara dos Deputados
    Plenário da Câmara dos Deputados 09/11/2021 Reuters/Adriano Machado

    Gabriel HirabahasiLuciana Amaralda CNN

    em Brasília

    Apesar de ter incluído a PEC do Estouro na pauta desta semana, a Câmara dos Deputados informou aos congressistas, nesta segunda-feira (12), que não há uma data fixada para a análise da proposta.

    Em mensagem encaminhada aos deputados e obtida pela CNN, o secretário-geral da Mesa Diretora da Câmara, Ruthier de Sousa Silva, disse que a PEC não tem uma data prevista para discussão e análise.

    “De ordem, comunico que não há data definida para discussão e votação da proposta de emenda à Constituição nº 24-A, de 2019, que tem como apensada a PEC 32/22. (PEC da Transição)”, afirmou o secretário-geral da Mesa na mensagem.

    A CNN apurou com interlocutores do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que a mensagem foi encaminhada a pedido do próprio presidente da Câmara diante dos questionamentos de deputados sobre quando a PEC será votada.

    Apesar disso, no fim da sessão deliberativa desta segunda-feira (12), o deputado federal Alexandre Frota (Pros-SP), que presidia a Mesa, anunciou que a PEC estaria na pauta da sessão marcada para esta terça-feira (13), às 13h55.

    A PEC do Estouro seria o último item da lista, segundo a pauta divulgada por Frota. Nesta segunda, nenhuma proposta foi analisada pelos deputados durante a sessão.

    A equipe do governo eleito espera que a votação se dê ainda nesta semana. O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o chamado “Orçamento Secreto”, porém, tem sido apontado como um entrave para a votação.