Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Câmara discute veto de Bolsonaro a reajuste de servidores

    Senado votou para derrubar medida que impede aumentos salariais para diversas categorias do funcionalismo em 2021

    Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

    A Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (20) sessão em que o principal assunto da pauta é o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à medida que permitia aumento de salário para servidores públicos.

    O Senado votou na quarta-feira (19), por 42 votos a 30, para derrubar o veto. Caso a Câmara confirme essa posição, o veto perde a validade e o dispositivo que permite os reajustes é restabelecido. 

    O veto ocorreu no contexto do pacote de apoio financeiro federal aos estados e municípios para mitigar os impactos da pandemia do novo coronavírus. O governo propôs a suspensão de reajustes em 2021 sob a argumentação de conter a expansão do endividamento público, mas o Congresso abriu exceções, que foram vetadas pelo presidente.

    O projeto aprovado pelo Legislativo prevê que servidores da segurança pública, limpeza, serviços funários, assistência social, educação e saúde possam obter os reajustes em caso de envolvimento das categorias no combate à pandemia.

    Assista e leia também:

    País ficará impossível de governar com aumento de servidores, diz Bolsonaro

    Derrubada de veto ao aumento dos servidores é ‘crime contra o país’, diz Guedes

    Maia critica derrubada de veto pelo Senado

    O PCdoB apresentou um requerimento para adiar a votação desta quinta, apoiado também por PT, PSB, PDT, PSOL e Rede, que foi rejeitado.

    A derrubada do veto foi uma derrota para o governo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou como “crime para o país”, enquanto o presidente Jair Bolsonaro diz que caso a Câmara mantenha a derrubada o país “fica impossível de governar”.

    Tópicos