Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Câmara convida ministro da Justiça para falar de atuação da PRF em “câmara de gás”

    Genivaldo de Jesus Santos morreu após ação de agentes da PRF em município de Sergipe; diretor-geral da PRF também será ouvido

    Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Brenda Silvada CNN*

    em Brasília

    A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (14), dois requerimentos para convidar o ministro da Justiça, Anderson Torres, para prestar esclarecimentos sobre a morte de Genivaldo de Jesus dos Santos. Os parlamentares também aprovaram pedido de audiência pública com o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, para tratar sobre o caso.

    Haviam sido aprovados requerimentos de convocação, mas posteriormente foram alterados para convite.

    Genivaldo faleceu no dia 25 de maio após ser preso no porta malas de uma viatura da PRF com um dispositivo de fumaça durante ação de policiais rodoviários federais em Umbaúba, em Sergipe. Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), a morte foi por asfixia e insuficiência respiratória.

    O presidente da Comissão, Leônidas Cristino, relembrou que, nesta quarta-feira (15), o ministro Anderson Torres deve participar de audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara para tratar sobre a morte de Genivaldo.

    À CNN, a coordenação-geral de comunicação institucional da PRF confirmou que o diretor-geral da corporação comparecerá na audiência na data que for definida e “realizará os esclarecimentos que se fizerem necessários”.

    Um dos requerimentos é de autoria dos deputados Rogério Correia (PT-MG), Leonardo Monteiro (PT-MG), Marcon (PT-RS), João Daniel (PT-SE), Vicentinho (PT-SP) e Erika Kokay (PT-DF). O segundo requerimento ainda pede esclarecimentos sobre a formação e aperfeiçoamento de servidores policiais, com autoria de Bira do Pindaré (PSB/MA).

    Já o requerimento de audiência pública com o diretor-geral da PRF é assinado por Rogério Correia, Leonardo Monteiro (PT-MG), Marcon, João Daniel, Bohn Gass (PT-RS), Vicentinho e Erika Kokay. A data da audiência ainda não foi marcada.

    *sob supervisão de Gabrielle Varela, da CNN