Caixa libera saque do FGTS para gaúchos atingidos por chuvas
Dinheiro poderá ser retirado por meio do aplicativo; temporais deixam ao menos 39 mortos
A Caixa anunciou, nesta sexta-feira (3), que vai liberar o saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O banco enviará especialistas para prestar apoio técnico às prefeituras na liberação dos valores do saque calamidade.
Segundo a legislação, para acesso ao saque, é necessário que o município esteja em estado de calamidade pública ou situação de emergência, reconhecido por portaria do governo federal. As cidades devem apresentar à Caixa a declaração das áreas afetadas.
Em nota, a Caixa detalhou que, depois da liberação, o cidadão não precisará comparecer a uma agência. Ele poderá realizar o saque pelo celular por meio do aplicativo FGTS.
Na área da habitação, o banco também informou que permite uma pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas. O cliente deve fazer a solicitação para ter direito. Além disso, é possível a incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes.
Chuvas
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o começo da semana já deixaram ao menos 39 pessoas mortas. As forças de segurança procuram outros 68 desaparecidos.
Segundo os dados da Defesa Civil do RS, são 265 municípios atingidos pela chuva, mais da metade do estado gaúcho. Mais de 350 mil pessoas foram afetadas pela chuva.