Brasília amanhece com vestígios de protestos, fim da transição e mais de 13 de dezembro
Região central de Brasília amanheceu nesta terça-feira (13) com sinais dos atos de vandalismo promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentaram invadir o edifício-sede da Polícia Federal na noite de segunda
O rescaldo dos protestos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, que tentaram invadir a sede da Polícia Federal na noite desta segunda (13), e o encerramento dos trabalhos da transição de governo estão entre os destaques desta terça-feira (13).
Brasília amanhece com fuligem, caçambas reviradas e prédios vandalizados após tentativa de invasão à PF
A CNN pôde verificar muita fuligem nas ruas por conta dos carros e ônibus que foram queimados pelos manifestantes.
Contêineres, caçambas e árvores derrubadas também foram vistas na região do setor hoteleiro da capital federal.
Algumas fachadas de prédios, inclusive hotéis, foram vandalizadas pelos apoiadores durante o protesto.
Lula deve participar do evento de encerramento da transição nesta terça-feira
A expectativa é que Lula agradeça o trabalho realizado pelos grupos temáticos e, na ocasião, anuncie mais um grupo de ministros para 2023. O evento deve ocorrer por volta das 14h.
A cúpula da transição — formada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador geral do grupo, a deputada Gleisi Hoffmann (PT), coordenadora política e o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), coordenador dos grupos temáticos — deve participar do evento. Representantes de movimentos sociais e sindicais também foram convidados.
“Em nenhum momento Lula foi exposto a qualquer risco”, afirma Dino
“Em nenhum momento Lula foi exposto a qualquer risco”, declarou Dino, em entrevista coletiva. Ele disse ainda que Lula “está em absoluta segurança” em um hotel na Asa Norte de Brasília.
“As investigações serão feitas” e pessoas “serão responsabilizadas”, disse. “O governador [do DF] Ibaneis [Rocha] garantiu cabalmente que haverá todo o efetivo necessário para que não se repitam essas ocorrências”, complementou o futuro ministro da Justiça.
“Quem cometeu crime será responsabilizado”, diz secretário após vandalismo no DF
“Quem for identificado será responsabilizado. Não será admitido que se continue com atos de vandalismo na cidade, ou seja, vamos atuar para isso não voltar a ocorrer. Caso venha alguém tentar cometer ato de vandalismo, será responsabilizado e reprimido de acordo com a lei. Quem cometeu crime será responsabilizado, onde quer que esteja. Essas pessoas serão alcançados”, ressaltou Júlio Danilo.
“Prontamente, a Polícia Militar e a Polícia Civil responderam a essas agressões no intuito de reestabelecer a ordem, como agora, nesse momento, já foi reestabelecido. A polícia está nas ruas, continuaremos nas ruas, como já foi dito pelo ministro. Os crimes que foram acometidos serão apurados e os responsáveis serão responsabilizados”, enfatizou.
Relator revisa orçamento para 2023 e turbina previsão para Desenvolvimento Regional
Em tabela apresentada pela manhã, a previsão era de que o relatório do orçamento de 2023, elaborado por Castro, reservasse R$ 9,5 bilhões à pasta do Desenvolvimento Regional.
À noite, nova divulgação pela assessoria do parlamentar prevê R$ 18,8 bilhões para a pasta. Ou seja, o valor praticamente dobrou.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes