Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro passa por duas cirurgias em hospital de SP nesta terça

    Ex-presidente passa por procedimento de correção de desvio de septo no Vila Nova Star

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou, na manhã desta terça-feira (12), centro cirúrgico do Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, onde passou por duas cirurgias. Ele deu entrada no hospital na segunda-feira (10), onde foi submetido a exames para avaliar seu estado clínico.

    A informação foi confirmada por Fabio Wajngarten, ex-secretário de comunicação do seu governo, em publicação feita no X, anteriormente conhecido como Twitter.

    Bolsonaro, segundo boletim médico, realizou três procedimentos: septoplastia (correção de desvio de septo), turbinectomia (remoção de parte das conchas nasais) e uvulopalatofaringoplastia (remoção das amígdalas e de fragmentos do palato mole).

    Segundo apurou o analista da CNN Caio Junqueira, havia uma expectativa da própria equipe de Bolsonaro de que ele faria ainda uma correção de hérnia de hiato e outra das alças intestinais. No entanto, os médicos não realizaram esses procedimentos.

    Na publicação, feita por volta das 7h desta terça-feira, Wajngarten disse que “tudo [está] transcorrendo dentro da normalidade” nos procedimentos a que Bolsonaro foi submetido.

    Por volta das 8h, Wajngarten usou a rede social para informar que as cirurgias de Bolsonaro já haviam terminado e “transcorreram dentro da maior tranquilidade”.

    “O paciente está nesse momento na sala de recuperação e em breve emitiremos um boletim médico com mais informações do quadro evolutivo”, escreveu.

    Correção de desvio de septo

    A correção do desvio de septo consiste em “endireitar” a parede que divide as narinas de um lado e do outro.

    O Dr. Salomão Abdala Carui – responsável pelo procedimento no ex-presidente – explicou à CNN que cerca de 35% da população brasileira convive com desvio de septo, responsável por prejudicar a respiração.

    Após uma série de exames, Bolsonaro foi diagnosticado com padrão respiratório ruim por conta do desvio, ao que a equipe médica recomendou-lhe o procedimento para correção do problema.

    No caso do ex-mandatário, se sobressaía a ocorrência de roncos noturnos.

    A cirurgia desta terça-feira ocorreu conforme o planejado e Bolsonaro apresentou frequência cardíaca e pressão arterial estáveis durante todo procedimento, relatou o Dr. Salomão.

    Veja também: Bolsonaro duvidou até o último minuto de que Cid delataria, dizem fontes

    Com informações de Caio Junqueira e Fernanda Pinotti