Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro indica negociador junto ao G20 para cargo no Canadá

    O embaixador Norberto Moretti foi indicado para ser o representante do Brasil na OACI

    André Spigariol, , Da CNN, em Brasília

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou, nesta quinta-feira (14), o embaixador Norberto Moretti para ser o representante do Brasil na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, no Canadá. O diplomata atualmente é secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), representando o presidente junto a importantes organizações internacionais, como o G20 e o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). 
     
    A indicação para o novo cargo terá que passar pelo Senado Federal, onde Moretti será sabatinado na Comissão de Relações Exteriores. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as comissões do Senado estão suspensas, o que deve atrasar a aprovação do novo embaixador. 

    Leia também:

    As principais baixas do governo Bolsonaro

    Segundo um diplomata ouvido pela CNN, a troca de posição é natural e decorre de necessidade de serviço. “Movimentação normal de pessoal. São ciclos”, avalia. Moretti substituirá a embaixadora Mitzi Gurgel Valente da Costa, em Montréal.
     
    O Itamaraty informou à CNN que o embaixador só falará com a imprensa após a sabatina no Senado.
     
    Em Brasília, Moretti foi chefe substituto da Divisão de Defesa Comercial e Salvaguardas (2002), chefe da Divisão de Paz e Segurança Internacional (2011), assessor do Gabinete do Ministro de Estado (2013), e diretor dos Departamentos de Assuntos Financeiros e Serviços (2015) e de América do Sul Setentrional e Ocidental (2018).
     
    Antes disso, atuou no exterior, nas embaixadas do Brasil em Washington (1995-1999), Buenos Aires (1999-2004), Ottawa (2004-2007) e na Missão Permanente junto à ONU (2007-2011). Foi membro do Grupo Consultivo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Fundo de Consolidação da Paz (2012-2013).