Bolsonaro diz a ministros do STF que tem favorito à vaga de Celso
Desembargador Kassio Nunes Marques pode ser indicado para o Supremo Tribunal Federal
O desembargador Kassio Nunes Marques surgiu como o nome favorito para ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal.
A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, que informou que Bolsonaro se reuniu com o magistrado nesta terça-feira (29). A CNN confirmou o favoritismo do magistrado.
Segundo apurou a coluna, o presidente já informou a alguns dos atuais ministros do STF que Marques é o favorito. Bolsonaro, porém, só pretende confirmar o nome após 13 de outubro, quando Celso se aposenta.
Leia também:
Julgamento sobre depoimento de Bolsonaro deve ocorrer na semana que vem
Marco Aurélio diz ver despacho de Celso com ‘bons olhos’, mas alfineta colega
Marques já se reuniu com Bolsonaro na noite desta terça-feira (29) no Palácio da Alvorada, conforme apurou a coluna. O desembargador mora em Brasília há quase uma década.
Marques é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), corte que julga processos oriundos do Distrito Federal e de outros 13 estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Ele foi indicado para o cargo em abril de 2011 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), em vaga destinada a advogados. Antes disso, era juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, estado onde nasceu.
Marques tem 48 anos de idade. Ou seja, se confirmada sua indicação para o STF, ele poderá passar 27 anos como ministro do Supremo – a data de aposentadoria compulsória hoje é de 75 anos.
O desembargador é católico e de perfil conservador. Em 2018, ainda durante a gestão Michel Temer, ele atendeu pedido do governo e liberou a entrada de venezuelanos no Brasil.