Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bloco MDB e União Brasil no Senado avança

    Grupo assume posição de apoio ao governo eleito para fazer contraponto ao PL, de Jair Bolsonaro, que terá a maior bancada

    Plenário do Senado Federal
    Plenário do Senado Federal Geraldo Magela/Agência Senado

    Basília Rodrigues

    Integrantes do MDB e do União Brasil já dão como certa a formação de bloco entre os dois partidos, pelo menos no Senado, a partir da próxima legislatura.

    O bloco assume posição de apoio ao governo eleito para fazer contraponto ao PL, de Jair Bolsonaro, que terá a maior bancada, com 13 senadores. Somadas, as bancadas do MDB e do União Brasil chegam a 20 cadeiras.

    O bloco entrou em estágio avançado de negociação entre dirigentes das duas legendas, principalmente depois do PL acenar com candidatura para concorrer ao comando do Senado.

    O grupo tenta ampliar seu poder de fogo e negocia, além de MDB e União Brasil, a adesão ainda do PSD do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do próprio PT.

    Se isso ocorrer, o bloco somaria praticamente metade das cadeiras, o que garantiria quórum para iniciar a tramitação de propostas de emendas à Constituição, além de virar fiel da balança em qualquer votação.