Avaliação negativa do governo Lula aparece acima da positiva, diz pesquisa Atlas
Levantamento mostra que 45% consideram o governo ruim/péssimo e 43%, ótimo/bom; margem de erro é de 1 ponto percentual para cima ou para baixo, o que caracteriza empate técnico
Pesquisa Atlas divulgada nesta terça-feira (31) aponta que as avaliações negativas ao governo Lula apareceram, pela primeira vez, acima das positivas.
Na pesquisa divulgada hoje, 45% consideram o governo ruim/péssimo e 43%, ótimo/bom, o que caracteriza empate técnico segundo a margem de erro — que é de 1 ponto percentual para cima ou para baixo. Ao mesmo tempo, 11% disseram que a avaliação é regular, e 1% não sabe.
Na sondagem anterior, em 23 de setembro, 44% dos entrevistados apontam o governo como ótimo/bom e 42%, como ruim/péssimo; 16% consideram regular e 1% não sabem.
A pesquisa entrevistou 5.211 pessoas e tem margem de erro de 1 ponto percentual para cima ou para baixo. Ela foi colhida entre os dias 17 e 20 de novembro.
O desempenho do presidente Lula em si, porém, continua positivo: 50% dos entrevistados responderam que aprovam, enquanto 47% disseram que desaprovam o desempenho do presidente. Já 3% não sabem.
A diferença, porém, já foi maior. Em setembro, 52% disseram aprovar o desempenho do presidente, enquanto 46% disseram desaprovar.
Quando questionados sobre quais são os principais problemas do Brasil, a maioria respondeu que é a criminalidade e o tráfico de drogas (60,8%). Em segundo lugar apareceu a corrupção (50,2%) e a pobreza (23,6%).
A Atlas também fez um comparativo com o governo anterior de Jair Bolsonaro por áreas. A maioria dos entrevistados disse que relações internacionais é a área com maior melhora (52%), enquanto responsabilidade fiscal e controle de gastos a que houve maior piora (51%).