Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Arruda, Faria e Bianco conversaram com Temer sobre crise com STF, dizem fontes

    Aliados do ex-presidente disseram que ministros da Secretaria de Governo, das Comunicações, e da Advocacia-Geral da União entraram em contato na semana passada

    Caio Junqueira

    Pelo menos três ministros conversaram com Michel Temer (MDB), segundo fontes ligadas ao ex-presidente, na mais recente crise entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram os ministros da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; das Comunicações, Fábio Faria; e o da Advocacia-Geral da União, Bruno Bianco.

    Os contatos, segundo estes relatos, ocorreram todos na última sexta-feira (28). Flávia Arruda, inclusive, teria almoçado com Temer em um restaurante em um bairro nobre de São Paulo quando recebeu um telefonema de Bianco. Ela, então, teria passado o telefone para que Bianco consultasse Temer sobre como agir.

    A sugestão dada foi um meio termo: Bolsonaro agendaria o depoimento, mas reservaria o direito ao silêncio. Isso seria feito por meio de uma petição a ser encaminhada ao Supremo Tribunal Federal. O caminho acabou não sendo adotado.

    Mais tarde, Fábio Faria também teria contatado Temer para falarem sobre a crise política. O ministro das Comunicações, porém afirmou a CNN que não conversou com o ex-presidente.

    O presidente Bolsonaro nega, nos bastidores, que tenha pedido aos ministros que falassem em nome dele. O contato, inclusive, gerou um desgaste e incomodou Bolsonaro, que se afastou de Temer desde que o ex-presidente o ajudou a elaborar a carta à nação no dia 9 de setembro. O presidente disse a aliados ter se incomodado com a exploração política que Temer, a seu ver, fez do episódio.

    Além de Faria, a CNN procurou Temer, Arruda e Bianco, mas eles não se manifestaram.

    Tópicos