Após críticas, Fiesp divulga nota em apoio à liberdade de expressão
Posicionamento é uma reação a críticas que a entidade vem sofrendo por não ter se posicionado sobre a operação da Polícia Federal contra empresários
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou na manhã desta quinta-feira (25) uma nota na qual afirma que “na defesa do Estado Democrático de Direito feita pela Fiesp e outras entidades, está implícita, obviamente, a defesa de todos os seus pilares, o que inclui a liberdade de expressão e de opinião e imprensa livre”. Afirma ainda que “esses são valores inegociáveis”.
O posicionamento é uma reação a críticas que a entidade vem sofrendo por não ter se posicionado sobre a operação da Polícia Federal contra empresários que apoiam o presidente Jair Bolsonaro.
Pedida pela PF e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, a operação foi deflagrada após o portal Metropoles revelar que empresários trataram da possibilidade de um golpe de Estado.
Desde então, entidades empresariais passaram a criticar a Fiesp por não ter se posicionado em favor dos empresários, mas ter divulgado uma carta pela democracia no atos na Faculdade de Direito da USP no dia 11 de agosto.