Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após apagão, Macapá vota neste domingo sob esquema especial de segurança 

    Ao todo, são 1.467 agentes escalados para o trabalho na capital amapaense

    Capital do Amapá vota sob esquema especial de segurança
    Capital do Amapá vota sob esquema especial de segurança Foto: Narah Pollyne/CNN

    Narah Pollyne, colaboração para a CNN Brasil

    Para garantir a segurança nesse primeiro turno das eleições em Macapá, o governo do estado montou um esquema especial de segurança. Ao todo são 1.467 agentes escalados para o trabalho na capital amapaense.

    Além da segurança, os agentes também apuram as denúncias de crimes eleitorais feitas por meio dos canais do Tribunal Regional Eleitoral. O primeiro turno das eleições na capital do Amapá aconteceu neste domingo em razão do adiamento decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral em razão do apagão que atingiu o estado durante três semanas.

    Leia e assista também

    Começa primeiro turno da eleição municipal de Macapá

    Relatórios da Agência Brasília de Inteligência (Abin) e do Exército apontarem uma onda forte de protestos na cidade, causados pela revolta dos moradores diante da falta de abastecimento elétrico, que levou ao racionamento de energia em 13 dos 16 municípios do Amapá. Nos 22 dias de crise, foram registrados mais de 120 atos, sendo a maior parte deles na capital.

    Disputam o pleito, em ordem alfabética: Capi (PSB), Cirilo Fernandes (PRTB), Dr. Furlan (Cidadania), Gianfranco (PSTU), Guaracy (PSL), Haroldo Iram (PTC), Josiel (DEM), Patrícia Ferraz (Podemos), Paulo Lemos (PSOL), Professor Marcos (PT). Se nenhum candidato atingir mais de 50% dos votos, o segundo turno será no dia 20 de dezembro. Macapá tem 292.718 eleitores aptos a votar. Além dos dez candidatos a prefeito, outras 528 pessoas concorrerem às 23 vagas de vereador.

    Para a professora Maria Teixeira, a eleição é a maneira de mudar a situação da cidade. “O voto é um direito civil e poder ir exercer nossa cidadania em segurança é essencial”, disse a professora Maria Teixeira, quando se deslocava para votar no bairro Santa Inês, um dos bairros com segurança reforçada. 

    Como ocorreu no restante do país, a votação começou às 7h e vai se estender até às 17h, com as três primeiras horas sendo preferencial para idosos e membros de grupos de risco. Sem horário de verão, a cidade da região norte está no mesmo fuso horário de Brasília e da maioria das outras capitais.

     

    Votação no Amapá
    Polícia Federal reforça esquema de segurança para eleições no Amapá
    Foto: Narah Pollyne/CNN