Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após acordo com governo, novo projeto da desoneração da folha é apresentado

    Senadores avaliam que texto pode ser votado ainda nesta semana; Jaques Wagner será o relator

    Carol RositoIsabel Megada CNN , Brasília

    O líder do União Brasil, senador Efraim Filho (PB), protocolou nesta quarta-feira (15) um novo projeto de lei nos termos do acordo firmado entre o governo federal, setores produtivos e o Congresso sobre a desoneração da folha de pagamento.

    De acordo com o senador, a expectativa é que o texto seja analisado até sexta-feira (17).

    Com anuência do Planalto, o senador Jaques Wagner (PT-BA) foi escolhido relator.

    O que sugere a proposta?

    O projeto mantém a desoneração da folha salarial para as empresas em 2024 e prevê uma reoneração gradual entre 2025 e 2027.

    Segundo a proposta, as alíquotas ficarão da seguinte forma:

    • 2024: sem cobrança de alíquotas
    • 2025: 5% de cobrança
    • 2026: 10% de cobrança
    • 2027: 15% de cobrança
    • 2028: 20% de cobrança

    Urgência

    Durante a sessão desta quarta do Senado, Efraim solicitou ao presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que a matéria tramite em regime de urgência para levar o projeto diretamente ao plenário.

    “Um pedido para que esse projeto tramite em urgência, consiga avançar sem precisar tramitar nas Comissões, para que, pela assinatura da maioria, ou até mesmo à unanimidade dos líderes, seja votado o quanto antes”, disse Efraim na tribuna.

    Após o apelo, Pacheco informou que conversou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e que os dois se reunirão na quinta-feira (16) para tratar sobre o acordo com as empresas.

    O que acontece se texto for aprovado?

    Se aprovada, a medida descartaria a modulação dos efeitos da homologação da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), como tinha sido proposto por Pacheco e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.

    A lei da desoneração foi suspensa, em decisão liminar, pelo ministro do STF Cristiano Zanin, diante do impasse com o setor sobre o assunto.

    O Senado também costura acordo com o governo e prefeituras sobre a desoneração da folha de pagamento dos municípios com até 156 mil habitantes.

    De acordo com Efraim, um outro projeto deverá ser apresentado nos próximo dias para discutir especificamente essa questão.

    Tópicos