Com Bolsonaro, almoço em apoio a Salles reúne quase 40 pessoas em Brasília
A reunião ocorreu na casa do ministro das Comunicações Fábio Faria
Cerca de 40 pessoas compareceram a um almoço em apoio ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, realizado nesta quarta-feira (21) na casa do ministro das Comunicações, Fábio Faria.
Segundo apuração do colunista da CNN Caio Junqueira, Faria organizou o encontro em reação às pressões pela saída de Salles, na véspera da Cúpula de Líderes pelo Clima, que ocorre virtualmente nesta quinta-feira (22).
O almoço contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de 19 dos 22 nomes do primeiro escalão do governo federal, incluindo Faria, Salles e outros, como Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (GSI) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).
O almoço teve início por volta de 12h30, durando pelo menos cinco horas. Uma imagem com parte dos presentes ao encontro, em que nenhum utilizava máscara de proteção contra a Covid-19, foi compartilhada pelo ministro Fábio Faria nas redes sociais com a hashtag “#FicaSalles”.
Escalado para compor a CPI da Pandemia, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais aliados do governo Bolsonaro no Congresso, também participou do almoço.
Um dos assuntos da reunião foi justamente a Cúpula de Líderes sobre o Clima, evento que é uma promessa de campanha do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ocorre nesta quinta (22) e sexta-feira (23).

Internamente, o entendimento, segundo fontes ouvidas pelo colunista Caio Junqueira, é de que o evento foi um momento de integração e união entre os principais membros do governo, marcando uma nova etapa da atual administração após as recentes mudanças na composição.
Nova comandante da articulação política, a ministra-chefe da Secretaria de Governo Flávia Arruda foi apresentada a outros ministros que ainda não conhecia. Dois titulares da Esplanada ainda fizeram números musicais. O ministro da Cidadania, João Roma, cantou aos colegas, enquanto o ministro do Turismo, Gilson Machado, tocou a sua sanfona, que é atração recorrente também das lives semanais do presidente Jair Bolsonaro.