Apoio a Bolsonaro envolve interesses no futuro do “Centrão”, diz especialista
Segundo o cientista político Murillo Aragão, em entrevista à CNN, tudo depende dos interesses dos partidos no futuro
A continuidade do apoio do “Centrão” ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem sido colocada na balança. Segundo o cientista político Murillo Aragão, em entrevista à CNN, tudo depende dos interesses dos partidos no futuro.
“A conta política de apoio ao presidente Bolsonaro envolve os interesses futuros dos caciques do ‘Centrão’ tanto no futuro da legenda, quanto os interesses pessoais nos Estados. O grande poder hoje dos partidos políticos é o tamanho da bancada na Câmara dos Deputados, que determina o fundo eleitoral, por exemplo. Com isso, eles mantêm o poder de se manter e replicar na política”, afirma o especialista.
O cientista político também comentou sobre a possibilidade do impeachment de Bolsonaro, mas afirmou que o processo só costuma ser bem-sucedido se houver uma movimentação para criar as condições para tal ação.
“O fator mais importante de um impeachment é a articulação pré-impeachment. Sem essas articulações robustas que apontem para uma concertação do futuro governo, o processo não acontece”, completou o especialista.