Aliados de Maia defendem que ele apoie Baleia Rossi para presidência da Câmara
Eventual apoio de Maia pode indicar uma aproximação entre Democratas e MDB visando as eleições de 2022
A indefinição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) em escolher seu candidato a sucessor vai se tornando um problema para o atual presidente da Câmara.
Apesar de favorito de Maia, Aguinaldo Ribeiro sofre pressão do próprio partido para não sair candidato.
Agora, aliados do atual presidente da Câmara defendem que ele deve apoiar a candidatura do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, visando uma aproximação entre Democratas e MDB. A informação é da repórter da CNN Bárbara Baião.
Leia também
Paes diz que vacinação contra Covid-19 começa em janeiro no Rio de Janeiro
SP muda posição e diz que pedirá autorização para uso emergencial da Coronavac
Quase R$ 2 bilhões: relembre operações da PF contra desvios na pandemia
Segundo interlocutores próximos a Maia, as disputas para a presidência das casa do Congresso são um ensaio para as eleições nacionais de 2022 e, nesse sentido, seria estratégico Maia apoiar Baleia Rossi no pleito da Câmara e unir DEM e MDB pensando em uma candidatura em conjunto para tentar barrar a reeleição de Jair Bolsonaro (sem partido).
Ainda no sentido de estabelecer alianças, Maia conversa com partidos de esquerda para atrair o bloco da oposição para o seu lado.
O objetivo do presidente da Câmara neste momento é evitar que o bloco da esquerda lance candidatura própria, o que, segundo Maia, pode garantir a vitória de Arthur Lira ainda no primeiro turno da eleição da Casa Legislativa.
Até o momento, o PT – maior bancada da Câmara com 54 deputados – já se posicionou contra Lira, mas não definiu qual candidato vai apoiar.