Ajufe: Polícia Federal precisa de autonomia para trabalhar
Presidente da Associação dos Juízes Federais falou à CNN sobre a escolha de Jorge Oliveira como novo ministro da Justiça


Fernando Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), está otimista com a escolha de Jorge de Oliveira para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para ele, é fundamental que a autonomia da Polícia Federal seja mantida, bem como o caminho para o diálogo esteja sempre livre.
“O Jorge [Oliveira, novo ministro da Justiça] sempre foi muito aberto ao diálogo e acredito que irá manter isso. Todos temos essa preocupação atual sobre a autonomia da Polícia Federal [que resultou na demissão de Sergio Moro da pasta]. A PF é um órgão de Estado e ela precisa de autonomia para trabalhar”, disse em entrevista à CNN.
A preocupação sobre a autonomia do órgão, no entanto, não é recente. “Tem sido característica dos últimos [governos] a manutenção dessa autonomia, mas a Polícia Federal é um corpo técnico qualificado. Para o sistema de Justiça funcionar, temos que ter uma PF com autonomia”, ressaltou Mendes.
O presidente da Ajufe já conhecia o novo ministro da Justiça por meio de interlocuções ao Palácio do Planalto desde o início do governo de Jair Bolsonaro.
“Sempre que precisamos levar algum posicionamento ao governo federal o ministro Jorge foi muito atencioso e nos recebeu bem. Às vezes houve divergência de posições, mas isso é natural dentro de um processo democrático. Na minha avaliação pontual em relação a nomeação dele, é que é uma pessoa extremamente qualificada e sempre demonstrou estar aberto ao diálogo, o que para nós é fundamental”, completou Mendes.