A pedido de Lula, Padilha faz reuniões com ministros de governo e líderes partidários
Primeiro encontro do ministro foi com o líder do União, Elmar Nascimento (BA)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, fazer reunião “em bloco” com ministros do governo e os respectivos líderes partidários da base na Câmara.
O primeiro encontro de Padilha, nesta terça-feira (10), foi com os ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), ambos do União Brasil, junto com o líder da legenda, Elmar Nascimento (BA).
Elmar é um dos candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP) e, nos últimos dias, tenta articular apoios para se manter na disputa.
Os encontros discutem as pautas de interesse na Câmara e sobre a sucessão na presidência do Legislativo. As agendas buscam aproveitar a semana de “esforço concentrado” para votações em plenário, antes das eleições municipais.
Outros encontros
Ainda nesta terça-feira, Padilha deve receber ministros do MDB e o líder Isnaldo Bulhões (AL). Já na quarta-feira (11), será a vez de integrantes das pastas do PP e do líder Doutor Luizinho (RJ). Nos próximos dias, a agenda deve incluir também o PDT.
Na próxima semana, mais um candidato à presidência da Câmara deve conversar com o articulador político do governo. Antonio Brito (PSD-BA) está agendado para uma reunião com ministros da legenda e Padilha, no dia 17 de setembro.
Conforme adiantou o âncora da CNN Gustavo Uribe, Lula deve se encontrar com Elmar Nascimento e Antônio Brito nesta semana.
Ambos candidatos buscam apoio dos partidos para fazer frente ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que despontou como favorito com a retirada da candidatura de Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Motta já teve encontros com o presidente Lula e também buscou apoio com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).