Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    À CNN, Lula diz que não mudou: “Sou o mesmo de 10, 15 anos atrás”

    Em entrevista exclusiva à âncora da CNN Daniela Lima, citando os feitos econômicos de seus primeiros mandatos, Lula chamou de "bobagem" as "notícias sobre o mercado" que lê na imprensa

    Da CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (16), que é o mesmo de “10, 15 anos atrás” e não há “política de enfrentamento” no atual governo contra os agentes econômicos do mercado financeiro.

    Em entrevista exclusiva à âncora da CNN Daniela Lima, citando os feitos econômicos de seus primeiros mandatos, Lula chamou de “bobagem” as notícias sobre “o mercado” que lê na imprensa.

    “Eu não estou governando para o mercado. Eu sei da existência do mercado, sei o que o mercado faz para ganhar dinheiro, mas estou governando para o povo brasileiro”, declarou o presidente.

    “Estou governando para tentar recuperar o bem-estar social que o povo brasileiro alcançou no tempo em que fui presidente. Eu quero mais emprego, mais salário, que as pessoas almocem, tomem café e jantem todo santo dia e que as pessoas vivam mais felizes”, completou.

    Questionado sobre os ruídos criados entre ele e o mercado, além das reações que suas declarações sobre economia costumam provocar na bolsa de valores, Lula disse que “o ruído é feito por quem quer fazer especulação”.

    “As pessoas sérias do mercado sabem o que está acontecendo nesse país. Nós não podemos aceitar determinadas coisas que foram feitas nesse país”, acrescentou, citando a venda da participação da Petrobras na BR Distribuidora.

    “Esse país é muito grande e precisa ser dono do seu nariz. Não pode ser um país pequeno, tratado como se fosse um republiqueta de banana”, afirmou Lula.

    O mercado tem sua importância, precisa ganhar dinheiro, mas precisa entender que esse país é feito de povo e o povo precisa ser tratado com respeito. Eu sou obrigado a ter sensibilidade com as pessoas que estão dormindo debaixo da ponte, com as pessoas que estão dormindo na sarjeta, com as pessoas que estão vivendo a seca no Rio Grande do Sul, com as pessoas vivendo a seca no Nordeste. É só o presidente que tem que pensar nisso? O mercado não tem que pensar um pouco nisso? O mercado não tem um pouco de sensibilidade?

    Presidente Lula em entrevista à CNN

    A âncora da CNN Daniela Lima entrevistou Lula diretamente do Palácio do Planalto, em Brasília. A íntegra da primeira entrevista de Lula à CNN está disponível no YouTube, TikTok e Kwai.

     

    (Publicado por Leonardo Lopes)