À CNN, Lula cita Bush e fala em relação de respeito com Trump
Presidente afirmou que, apesar das divergências ideológicas com o republicano, os interesses nacionais devem prevalecer
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou querer uma relação “civilizada” e “democrática” com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em entrevista exclusiva à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula afirmou que deseja manter a parceria com os EUA mesmo com Trump na presidência. O petista havia declarado apoio para a adversária do republicano, a democrata Kamala Harris.
“Nós temos que ter uma relação muito civilizada, muito democrática, porque o Brasil tem uma relação privilegiada com os Estados Unidos, nós somos parceiros há muitas e muitas décadas”, declarou o chefe do Executivo.
Relação com Bush
Na entrevista, Lula citou os seus relacionamentos com outros presidentes norte-americanos, como Barack Obama, Joe Biden e até o republicano George Bush.
“Eu já tive uma belíssima relação com o Bush. Quando eu tomei posse em 2003, diziam que eu ia ter dificuldade de ter relações com o Bush e foi uma relação extraordinária”, afirmou.
Segundo o petista, mesmo que ele e Trump tenham “divergências políticas”, os interesses dos países devem prevalecer, e não os interesses pessoais.
“Eu quero dizer claramente ao povo americano: eu terei com o presidente Trump uma relação de respeito como chefe do Estado brasileiro”, afirmou.
Tanto Bush quanto Trump são do partido Republicano. No entanto, mais do que um contato amistoso, Lula e Bush tinham ótimas relações.
Ninguém espera, no entorno do petista, a repetição de tal cenário com Trump. Para conselheiros presidenciais, além de uma distância ideológica muito maior, os vínculos diretos do republicano com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tornam qualquer aproximação inviável.