Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    À CNN, Bolsonaro confirma envio de mensagem a empresário e diz que não atacou Barroso nem democracia

    Ex-presidente foi chamado para depor à Polícia Federal (PF) na próxima quinta-feira (31) sobre o caso de empresários que discutiram pelo WhatsApp a possibilidade de um golpe de Estado

    Leandro Magalhãesda CNN , em São Paulo

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou à CNN nesta quarta-feira (23) que enviou mensagem ao empresário Meyer Nigri pelo WhatsApp –na qual citou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso, em junho de 2022– e disse que não viu problema no envio.

    A declaração foi dada inicialmente durante uma entrevista de Bolsonaro ao jornal “Folha de S.Paulo”.

    “Disse à Folha que havia enviado uma matéria da imprensa. Não vi problemas nisso. Se alguém achar que era fake, o fake foi da imprensa”, disse o ex-presidente à CNN.

    Jair Bolsonaro também afirmou à reportagem que, ao enviar a mensagem, não atacou Barroso. “Não ataquei o ministro Barroso ou o estado democrático de direito.”

    O ex-presidente foi chamado para depor à Polícia Federal (PF) na próxima quinta-feira (31) sobre o caso de empresários que discutiram pelo WhatsApp a possibilidade de um golpe de Estado. O relatório da PF sobre o assunto aponta um elo entre Bolsonaro e Meyer Nigri.

    Entenda o caso

    Segundo o relatório da Polícia Federal inserido na decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, o empresário Meyer Nigri recebeu, no dia 26 de junho de 2022, uma mensagem de WhatsApp do contato “Bolsonaro 8” referente ao ministro Luís Roberto Barroso.

    Ao enviar o texto, o contato com o nome de Bolsonaro pediu que o empresário repassasse a mensagem.

    O conteúdo da mensagem diz: “O ministro Barroso faz peregrinação no exterior sobre o atual processo eleitoral brasileiro, como sendo algo seguro e confiável. O pior, mente sobre o que se tentou aprovar em 2021: o voto impresso ao lado da urna eletrônica, quando ele se reuniu com lideranças partidárias e o Voto Impresso foi derrotado. Isso chama-se interferência. Todo esse desserviço à democracia dos 3 ministros do TSE/STF faz somente aumentar a desconfiança de fraude preparadas por ocasião das eleições. O DataFolha infla os números de Lula para dar respaldo ao TSE por ocasião do anúncio do resultado eleitoral. REPASSE AO MÁXIMO”.

    A essas mensagens, o empresário respondeu: “Já repassei para vários grupos. Faz tempo que não nos falamos. Como vc tá? Abs de Veneza”.

    A Polícia Federal viu elo entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o empresário Meyer Nigri e diz que houve disseminação de mensagem fake news sobre o sistema eleitoral.

    A avaliação consta na decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou o arquivamento da investigação contra seis dos empresários flagrados em grupo de WhatsApp falando sobre a possibilidade de um golpe de Estado. Porém, manteve a investigação contra outros dois: Meyer Nigri, da Tecnisa, e Luciano Hang, da Havan. A PF intimou Jair Bolsonaro a prestar esclarecimento sobre a mensagem.

    Como consta no relatório da Polícia Federal: “A pessoa associada ao contato ‘Pr Bolsonaro 8’ enviou ao investigado MEYER NIGRI, as mensagens com conteúdo não lastreado ou conhecidamente falso (fake news), atacando integrantes das instituições públicas, especialmente Ministros do STF, desacreditando o processo eleitoral brasileiro. Em seguida, após receber as mensagens em chat privado, MEYER NIGRI publicou o conteúdo ilícito no grupo de WhatsApp ‘Empresários e Política’.”

    Veja também: Bolsonaro é internado para exames de rotina em SP

    Tópicos