Estudo ajuda mercado a traçar perfil de consumidores brasileiros na Black Friday
Segundo a pesquisa da Navegg, mulheres demonstram ser as mais interessadas em promoções do período
A Black Friday será na próxima sexta-feira, 26 de novembro, e os brasileiros aproveitam para buscar alternativas para economizar e antecipar as compras de Natal.
Entre os itens mais buscados, estão viagens curtas e a gastronomia. As mulheres demonstram ser as mais interessadas em promoções do período, mas, se consideradas as viagens mais longas (ainda dentro do país), itens para home office e games, os homens lideram as buscas.
Os dados fazem parte de um estudo realizado pela empresa de big data Navegg no mês de outubro. A pesquisa analisou informações anônimas de milhares de usuários na internet e traçou o perfil de consumidores para auxiliar o mercado a entender quem são e o que procuram os brasileiros nesta Black Friday.
Puxando a fila de desejos aparece a busca por compras de Natal – a maior parte mulheres (71%), que optam por cosméticos, vestuários infantil e aparelhos da Samsung. Em seguida, aparece o grupo interessado por viagens curtas – em geral, dentro do mesmo estado de residência da pessoa ou, no máximo, para um estado vizinho.
Na busca por “casa de temporada”, “passagens terrestres” e por “malas de viagem”, homens (48%) e mulheres (52%) estão equilibrados, com prevalência nas classes mais altas (62%).
Para usuários que gostam de cozinhar e que buscam utensílios para o hobby, a persona da Gastronomia representa predominantemente as mulheres (74%) de classes sociais média e baixa (53%), que buscam, principalmente, por produtos de cama, mesa e banho, móveis para a sala de jantar e produtos orgânicos. Neste grupo, a marca Tramontina se destaca entre as preferidas do público.
Elas também são maioria (70%), com maior número em classe média/baixa (53%), quando o assunto é casa e construção, e pets, com 74%, seja na procura por um animal de estimação, pet shop ou produtos para cães e gatos.
Perfil dos homens
Com base nas 12 personas desenhadas pela Navegg, os homens surgem como maioria apenas entre os gamers (60%) e os interessados no turismo nacional (53%), que compreende viagens mais longas, para qualquer ponto do país.
As classes mais altas dominam ambas as personas. No perfil de gamers, Star Wars”, “Microsoft Xbox”, “Jogos de RPG” e “Disney e Pixar” são as marcas de maior afinidade com o público, enquanto entre os viajantes nacionais, “hospedagem”, “parques de diversão”, “Vichy” e “Havaianas” estão entre as principais afinidades.
Com o home-office ainda presente e ainda mais utilizado devido à pandemia, a procura por itens de escritório também chama a atenção entre os homens (56%). Os produtos e marcas com maior afinidade desse público são: “Microsoft”, “Medicamentos”, “Telecine Play”, “Monitores”, “iPhone” e “Canon”.