Afastamento de Wilson Witzel, renúncia do premiê japonês e mais de 28 de agosto
As informações mais importantes do começo desta sexta-feira (28)
A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que afastou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e mandou prender o presidente do partido dele, Pastor Everaldo, estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta sexta-feira, 28 de agosto de 2020.
Witzel
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do cargo e mandou prender o presidente do PSC, Pastor Everaldo. Eles são suspeitos de fraudes na saúde. O vice-governador, Cláudio Castro vai assumir o governo do estado.
Furacão Laura
Apesar dos estragos serem menores do que o previsto, o furacão Laura que atingiu Louisiana, nos Estados Unidos, matou seis pessoas e destruiu prédios em uma grande área do estado. Autoridades afirmam que serão necessários dias para avaliar os danos totais
Nota de R$ 200
O Banco Central informou que a nova cédula de R$ 200 será lançada na próxima quarta-feira (2). A criação da nota foi questionada numa ação judicial pelos partidos Rede, PSB e Podemos, que apontaram risco de facilitação de lavagem de dinheiro. O Banco Central afirma que a cédula não oferece nenhum potencial de incentivo a práticas criminosas.
Japão
O premiê japonês, Shinzo Abe, renunciou ao cargo. Abe pediu perdão por não poder encerrar o mandato. A preocupação com a saúde do premiê aumentou no país depois que ele fez duas visitas a um hospital recentemente. Ele lutou por anos contra uma colite ulcerosa. O mandato dele acabaria apenas em setembro de 2021.
Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitou oficialmente a candidatura à reeleição pelo Partido Republicano. Trump quebrou protocolos e discursou por mais de uma hora nos jardins da Casa Branca, sede oficial do governo americano. Ele prometeu erradicar a Covid-19 e reconstruir a economia, que foi afetada pela pandemia.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Edição: André Rigue)