Voto impresso, lamento de FHC e mais da noite de 6 de agosto
5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
Arhur Lira levará voto impresso ao plenário, Subprocuradores-gerais da República divulgam nota com críticas a Augusto Aras, FHC lamenta ataque de Bolsonaro às instituições e mais da noite desta sexta-feira, 6 de agosto.
Voto impresso
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que vai levar a questão do voto impresso ao plenário. É o que esperava o Palácio do Planalto, que defende o fim da votação por meio da urna eletrônica. Lira afirmou: “não contem comigo para qualquer movimento que rompa com a harmonia entre os poderes”.
Augusto Aras
Subprocuradores-gerais da República disseram que o Procurador-geral, Augusto Aras, não pode “assistir pacificamente” aos ataques ao STF. Em nota, o Ministério Público fala até na necessidade de que Aras atue em caso de ilícito penal do presidente Bolsonaro. Os procuradores ainda disseram que a urna eletrônica é confiável.
Democracia
O ministro do STF Luís Roberto Barroso afirmou durante um evento em São Paulo que a democracia é o sistema vitorioso do século XX. Barroso tem sido alvo dos ataques do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
Lamento de FHC
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lamentou que o presidente Bolsonaro ataque às instituições. Ele disse que Bolsonaro está se isolando. A declaração foi dada durante um evento em São Paulo, organizado pelo instituto de ensino e pesquisa.
CPI da Pandemia
A CPI da pandemia se tornou a comissão que mais levou ações judiciais ao STF, com 75 processos. A comissão ultrapassou a CPI dos correios, que levou 74 processos ao STF em 2005. Os números fazem parte de um levantamento feito pelo Supremo.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br