Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vórtice ciclônico: Fenômeno pode causar chuva e vento intensos em Santa Catarina

    Defesa Civil emitiu alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas

    Animação de satélite mostra movimentação atmosférica do fenômeno de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis
    Animação de satélite mostra movimentação atmosférica do fenômeno de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/INPE

    Carolina Figueiredoda CNN

    A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, nesta quarta-feira (24), de chuvas persistentes e volumosas que devem atingir o estado nos próximos dias devido à presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

    A previsão do tempo indica que diversas regiões do estado podem ser afetadas, principalmente o litoral norte. Há riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas. A expectativa é que chova mais de 200 milímetros até o próximo domingo (28).

    De acordo com meteorologistas da Defesa Civil do estado, o Vórtice Ciclônico de Altos Níves é um sistema meteorológico com centenas de quilômetros de extensão, de grande escala, que atua em altitudes acima de 5 km na atmosfera.

    “Ele consiste em um sistema de baixa pressão de origem subtropical, que gira no sentido horário no Hemisfério Sul. Na região Sul do Brasil, independente da estação do ano, o sistema atua provocando ventos e chuvas intensas em regiões localizadas a leste e a nordeste de seu centro”, diz explicação.

    O Vórtice pode durar de poucas horas até semanas, mas, geralmente, tem duração de alguns dias.

    Por conta do alerta, a Defesa Civil recomendou que a população se antecipe e adote medidas preventivas para garantir a segurança e minimizar os impactos causados pelo fenômeno meteorológico.

    O Vórtice também causa agitação marítima. Segundo a equipe de meteorologia da Defesa Civil, as ondas no litoral do estado podem atingir até 2,5 metros entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

    Por conta das fortes chuvas previstas, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta que os moradores:

    • Evitem contato com as águas e não dirija em locais alagados;
    • Evitem transitar em pontilhões e pontes submersas;
    • Tenham cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
    • Se afastem de postes e árvores;
    • Fiquem atentos a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
    • Fiquem atento às rachaduras em muros ou paredes.