Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Plural

    Viúva de Mandela é destaque no encerramento da II Expo da Consciência Negra

    A ativista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, confirmou presença neste domingo (20), feriado da Consciência Negra.

    Amanda Alvesda CNN , São Paulo

    Graça Machel é de origem moçambicana e ativista dos direitos humanos. Ela defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo feminino. Viúva de Nelson Mandela, Machel se espelha na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.

    Considerada uma das mais importantes ativistas africanas, foi professora e, durante a Luta Armada da Libertação Nacional, atuou com a Frente de Libertação de Moçambique. Em 1976, casou-se com Samora Machel e se tornou a primeira-dama do país, atuando como ministra da Educação e Cultura no governo moçambicano por 14 anos.

    Em 1986, após a morte do primeiro marido, seguiu na vida política, na década de 90, foi nomeada pela Organização das Nações Unidas –  ONU para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância. Com este trabalho, recebeu em 1995 a Medalha Nansen da ONU. Entre as suas premiações estão o Prêmio Kora Lifetime Achievement, o World Prize for Integrated Development e a WHO Gold Medal, o principal prêmio da Organização Mundial de Saúde. Casou-se com Nelson Mandela em 1998, o primeiro presidente negro da África do Sul.

    Defensora da valorização das comunidades, em 2010, fundou a Graça Machel Trust, organização que auxilia mulheres empreendedoras no continente africano. Machel também integra o The Elders, grupo que reúne grandes líderes globais.

    Tópicos