Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vítimas de violência doméstica terão desconto em transporte para delegacia no Rio

    A cada 24 horas, 344 mulheres sofreram alguma forma de violência no Estado do Rio de Janeiro, em 2022.

    Isabelle Salemeda CNN

    No Rio de Janeiro, vítimas de violência doméstica terão desconto em aplicativo de transporte quando o destino for uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). O trajeto de ida e volta pode até sair de graça, dependendo do valor.

    A iniciativa foi tomada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e conta com a parceira da 99. Os descontos estarão disponíveis para as passageiras a partir da próxima segunda-feira (24).

    A cada 24 horas, 344 mulheres sofreram alguma forma de violência no Estado do Rio de Janeiro, em 2022. Dessas, 103 são vítimas de lesão corporal dolosa, quando há intenção do autor de cometer o crime. Os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) fazem parte do Dossiê Mulher 2023 e foram divulgado no fim de outubro.

    Violência contra a mulher 

    Segundo o ISP, 111 mulheres foram vítimas de feminicídio no ano passado, quando foram registradas 3.587 ocorrências em delegacias do estado relacionadas à violência contra a mulher. Mais de 82% dos autores eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

    Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a Violência Psicológica foi o crime com o maior número de vítimas mulheres no Rio de Janeiro: 43.594. A maior parte das denunciantes possuíam entre 30 e 59 anos e mais da metade eram negras.

    Casos de mulheres que sofrem agressões dentro de casa voltaram à tona recentemente, depois que a apresentadora Ana Hickmann registrou um boletim de ocorrência acusando o marido, Alexandre Correa, por agressão, no último dia 11.

    Como funciona o projeto

    A partir da próxima sexta-feira (24) vai ficar disponível um cupom de desconto de R$ 15 no app de mobilidade 99, quando o destino for uma DEAM. Caso o preço do trajeto seja inferior a esse valor, a corrida sai de graça. Se for maior, a mulher paga apenas a diferença.

    Pelo próprio aplicativo é possível ter acesso ao voucher, tanto na ida à unidade policial, quanto na volta para casa. O acesso ao desconto também poderá ser feito via aplicativo Rede Mulher, desenvolvido pela PM do Rio com objetivo de oferecer mais segurança e informações às vítimas de violência doméstica.

    A iniciativa acontece por meio de uma cooperação entre a 99 e as Secretarias do Estado da Polícia Militar (SEPM-RJ) e da Mulher (SEM-RJ). O objetivo é estimular a denúncia em casos de agressão.

    “Muitas vezes, essa mulher não tem forças ainda para buscar uma delegacia, mas algumas também não o fazem por falta de condições. Essa parceria busca apoiar e abraçar essa mulher num momento de extrema vulnerabilidade”, diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

    Em dezembro de 2022, outro acordo permitiu a integração do botão de emergência da 99 com a central 190, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a fim de oferecer segurança e apoio no acesso ao atendimento de mulheres em situações de violência.

    “O novo termo de cooperação reforça o entendimento de que políticas de segurança pública bem-sucedidas dependem do envolvimento estruturado de diferentes órgãos públicos com instituições privadas e da sociedade civil. Além disso, é mais uma demonstração da importância do investimento do governo do estado em tecnologia “, ressalta o secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

    Tópicos