Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Violência contra a mulher: 271 autores de crimes são presos durante o Carnaval no Rio

    Todas as capturas estão relacionadas a violência doméstica, familiar e de gênero; 66% dos suspeitos já tinham cometido crimes semelhantes, em situações anteriore

    Campanha “Rio + Seguro para Mulheres”, uma parceria entre a Agência da ONU para as Migrações (OIM) e a Prefeitura do Rio de Janeiro, de 2022.
    Campanha “Rio + Seguro para Mulheres”, uma parceria entre a Agência da ONU para as Migrações (OIM) e a Prefeitura do Rio de Janeiro, de 2022. Reprodução/ Agência da ONU para as Migrações (OIM)

    Isabelle Salemeda CNN

    Com o foco no Carnaval, entre os dias 5 e 18 de fevereiro, 271 autores de violência contra mulheres foram presos pela Polícia Civil, no Rio de Janeiro. As capturas foram relacionadas a violência doméstica, familiar e de gênero. Do total, 66% dos suspeitos já tinham cometido crimes semelhantes em situações anteriores.

    As prisões aconteceram durante uma ação coordenada pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) e que envolveu todas as unidades do estado. A mobilização das equipes para integrarem a operação fez com que o número de capturas fosse maior esse ano do que os registrados no mesmo período em 2022 e 2023.

    O foco no Carnaval acontece por, segundo a polícia, esse tipo de crime aumenta nessa época do ano. O objetivo é evitar que mais mulheres sofram com a violência e acabem perdendo a vida.

    Em 2023, o estado do Rio registrou 99 feminicídios, 45% a mais do que em 2017, primeiro ano completo em que esse tipo de crime começou a ser contabilizado pelo Instituto de Segurança Pública.