Vídeo mostra início de incêndio em shopping no Brás em SP; assista
Imagens mostram lojistas tentando combater princípio de incêndio mesmo com muita fumaça
Muitas pessoas estavam dentro do Shopping 25 quando um incêndio começou no local no Brás, na região Central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30).
O fogo começou por volta das 6h40 da manhã e se espalhou por todo estabelecimento. Três pessoas ficaram feridas.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento que lojistas tentam combater o princípio de incêndio, mesmo com muita dificuldade pela alta quantidade de fumaça.
As pessoas tentam apagar o fogo com um extintor e um tumulto se instala no shopping. Assista abaixo.
Ainda é possível ver um homem tentando adentrar uma pequena loja, onde o incêndio teria começado. Ele chuta a porta do estabelecimento, mas não consegue entrar.
Veja mais imagens do incêndio no Shopping 25 aqui.
Um outro registro ressalta ainda mais o desespero das pessoas no shopping e a tentativa de sair do local. O vídeo mostra a densidade da fumaça no local.
Confira.
Segundo o Corpo de Bombeiros de SP, às 6h44 desta quinta-feira (31), os militares continuavam combatendo o incêndio dentro do estabelecimento.
O porta-voz da corporação, capitão Maycon Cristo, falou no início da ocorrência que a primeira medida necessária seria apagar o fogo nas extremidades do prédio, para impedir que as chamas se espalhassem para edifícios vizinhos.
Na manhã de hoje, a corporação afirma que combate o rescaldo do incêndio. Os bombeiros permanecessem com 10 viaturas e 23 profissionais que estão desde às 22h no local.
Por volta das 13h desta quarta, os bombeiros informaram que o incêndio havia sido controlado.
O incêndio
Um incêndio de grandes proporções atingiu um shopping no Brás, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30).
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada por volta das 6h44 da manhã, para a Rua Barão de Ladário. Ao todo, 17 viaturas foram conduzidas ao local para combater as chamas.
A ocorrência deixou três vítimas feridas, segundo a prefeitura de São Paulo. Duas delas foram encaminhadas ao Hospital municipal do Tatuapé, na zona leste da cidade, e permanecem em observação. A terceira foi atendida na AMA Pari, mas já recebeu alta. Ninguém corre risco de morrer.
Este é o segundo incêndio ocorrido na região em menos de uma semana. No último domingo (27), um incêndio atingiu o último andar de um prédio comercial na Rua Doutor João Alves de Lima.
Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Maycon Cristo, o incêndio poderia causar o colapso do edifício. “Combatemos o incêndio nas extremidades para que ele seja confinado. Nossa maior preocupação é que o incêndio não se alastre”, informou.
Ele informou que quase todo o prédio foi atingido e que, possivelmente, o fogo consumiu todas as lojas. Segundo a Defesa Civil de SP, cerca de 200 pequenas lojas pegaram fogo.
O Shopping 25 está com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido desde agosto. O certificado garante que o estabelecimento segue as regulamentações de segurança contra incêndios.
A CNN também apurou que a empresa que administra o shopping, a Maxim Administração e Participações LTDA, foi fundada por Law Kin Chong, apontado como um dos maiores contrabandistas do país.
Em nota, o Shopping 25 Brás informou que o incêndio foi controlado e os danos foram apenas materiais. Leia a nota abaixo na íntegra.
“O prédio conta com Certificado de Segurança emitido pelo Contru e mantinha todos os seus equipamentos de segurança e de combate a incêndio em pleno funcionamento, quando da ocorrência. O Shopping mantém brigada de bombeiros civis e atuantes no empreendimento durante todo o seu funcionamento. Parte do imóvel atingido conta com AVCB válido e vigente até 2027 e outra parte está em processo de renovação.
Lamentamos o ocorrido, faremos de tudo para que possamos retomar o funcionamento o mais rápido possível”.