Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja o que abre e o que fecha em São Paulo e no Rio de Janeiro no Carnaval

    Maior parte dos serviços e comércios devem abrir em São Paulo; no Rio, onde ponto facultativo e feriado foram mantidos, há mudanças em horários de atendimento

    Com desfiles suspensos, sambódromo no Rio ficará vazio no período do Carnaval
    Com desfiles suspensos, sambódromo no Rio ficará vazio no período do Carnaval Foto: Jairo Nascimento/CNN

    Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

    Com o cancelamento do ponto facultativo do feriado do Carnaval em todo o estado de São Paulo para evitar aglomerações em meio à pandemia da Covid-19, muitos setores, incluindo repartições públicas, funcionarão normalmente na segunda-feira (15), na terça-feira (16), e na quarta-feira de Cinzas (17).

    Já no Rio de Janeiro a situação não é tão homogênea no período do Carnaval. Isso porque o governo estadual manteve no calendário o feriado na terça-feira, apesar do cancelamento da folia, e decretou ponto facultativo na segunda-feira em órgãos e entidades da administração pública.

    Já a prefeitura fluminense decidiu que a cidade não terá ponto facultativo na segunda e na quarta-feira de Cinzas.

    Confira o que abre e o que fecha neste período:

    • Serviços públicos

    Os serviços públicos em São Paulo funcionam normalmente durante todo o período de Carnaval. No Rio de Janeiro, eles estarão ativos na segunda e na quarta-feira.

    Tanto a gestão de Bruno Covas (PSDB) quanto a de Eduardo Paes (DEM) disseram que o cancelamento do ponto facultativo tem como objetivo evitar aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados em meio à pandemia de Covid-19.

    • Comércio

    Em São Paulo, empresas privadas podem definir se funcionam ou não, respeitando o faseamento do do Plano São Paulo em que o município se encontra.  

    No Rio, acordo entre a Fecomércio-RJ e o sindicato dos trabalhadores permite – mas não obriga – a abertura das lojas no período do carnaval.

    • Bancos

    A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) manteve o calendário de feriados bancários e não haverá atendimento ao público nas agências na segunda e terça-feira de carnaval. 

    Na quarta-feira de Cinzas, o início do atendimento será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento.

    Contas com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).

    • Saúde

    Em São Paulo, todos os serviços permanecem com funcionamento normal. A Fundação Pró-Sangue também terá atendimento normal para receber doadores na capital paulista e na região metropolitana.

    No Rio, o atendimento também não sofrerá interrupções, mas há uma observação importante em relação a terça-feira (16): os centros municipais de saúde e as clínicas da família funcionarão exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19. Neste dia, serão vacinadas pessoas de 83 anos ou mais e idosos a partir de 75 anos que estejam acamados.

    • Detran

    Com a suspensão do ponto facultativo, as unidades do Detran funcionarão normalmente na capital paulista – o mesmo é válido para o Poupatempo. Em outros municípios, o atendimento depende da classificação do Plano SP e de decretos municipais. 

    Já no Rio, não haverá atendimento no Detran na segunda por causa do ponto facultativo e na terça-feira em razão do feriado estadual. O funcionamento dos postos será normalizado na quarta-feira (17).

    • Transporte público

    Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo, os serviços de CPTM, EMTU e Metrô funcionarão normalmente nos três dias.

    A SPTrans, responsável pelo transporte na capital, também informou que não haverá alteração na frota de ônibus no período do carnaval. Além disso, entre segunda e quarta-feira, o atendimento será normal, das 6h às 22h, em postos de atendimento localizados em terminais. 

    Para as cidades na região metropolitana, porém, é preciso estar atento às decisões de cada prefeitura sobre a escala de operação dos ônibus municipais.

    No Rio de Janeiro, a SuperVia, responsável pela operação dos trens metropolitanos, informou que na terça-feira (16) operará com grade horária de sábado. Já nos demais dias da semana a operação seguirá os horários e intervalos de dias úteis.

    O MetrôRio informou que não terá operação especial de Carnaval. Entre os sábado (13) e a quarta-feira (17), as Linhas 1, 2 e 4 seguirão os horários regulares de funcionamento.

    A CCR Barcas vai operar com grades de fins de semana e feriados no sábado (13), no domingo (14) e na terça-feira (16). Já na segunda-feira (15) e na quarta-feira (17) as travessias serão realizadas conforme as grades de horário de dias úteis.

    As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca terão funcionamento normal no período de Carnaval, com operação das 6h à meia-noite e intervalos que variarão de 10 a 20 minutos nos trechos.