Veja como ficou o shopping que pegou fogo no centro de SP
Vídeo mostra portas, estruturas e materiais destruídos dentro de estabelecimento; MP vai investigar o caso
- 1 de 6
Parte interna do Shopping 25, no Brás, ficou completamente destruída. • CBMESP
- 2 de 6
Parte interna do Shopping 25, no Brás, ficou completamente destruída. • CBMESP
- 3 de 6
Parte interna do Shopping 25, no Brás, ficou completamente destruída. • CBMESP
-
- 4 de 6
Parte interna do Shopping 25, no Brás, ficou completamente destruída. • CBMESP
- 5 de 6
Parte interna do Shopping 25, no Brás, ficou completamente destruída. • CBMESP
- 6 de 6
Parte interna do Shopping 25, no Brás, ficou completamente destruída. • CBMESP
-
Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros mostram como ficou o interior do Shopping 25 no Brás, na região Central de São Paulo, que pegou fogo na manhã desta quarta-feira (30).
A parte interna do prédio ficou completamente destruída. Os bombeiros informam que ainda trabalham para apagar o rescaldo do incêndio, que ainda não foi 100% apagado e já dura mais de 30 horas.
Um vídeo mostra as portas, estruturas e os materiais destruídos dentro do estabelecimento. Grande parte do telhado e das paredes do edifício também cederam às altas temperaturas das chamas.
Assista abaixo.
Os militares atuam para garantir que não haja novos focos, que possam causar uma reignição, e para cuidar da segurança de todos.
A edificação tem mais de 18 mil m² e, segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Maycon Cristo, o fogo atingiu quase a totalidade do prédio.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que cerca de 200 lojas foram danificadas. Veja mais imagens da ocorrência aqui.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) instaurou um inquérito para investigar as causas e responsabilidades do incêndio.
O 6º Promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo, Moacir Tonani Junior, menciona a necessidade de apurar se o imovél estava apto e com as documentações em dia para funcionar.
O Shopping 25 está com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido desde agosto. O certificado garante que o estabelecimento segue as regulamentações de segurança contra incêndios.
O incêndio
Um incêndio de grandes proporções atingiu um shopping no Brás, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30).
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada por volta das 6h44 da manhã, para a Rua Barão de Ladário. Ao todo, 17 viaturas foram conduzidas ao local para combater as chamas.
A ocorrência deixou três vítimas feridas, segundo a prefeitura de São Paulo. Duas delas foram encaminhadas ao Hospital municipal do Tatuapé, na zona leste da cidade, e permanecem em observação. A terceira foi atendida na AMA Pari, mas já recebeu alta. Ninguém corre risco de morrer.
Este é o segundo incêndio ocorrido na região em menos de uma semana. No último domingo (27), um incêndio atingiu o último andar de um prédio comercial na Rua Doutor João Alves de Lima.
Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Maycon Cristo, o incêndio poderia causar o colapso do edifício. “Combatemos o incêndio nas extremidades para que ele seja confinado. Nossa maior preocupação é que o incêndio não se alastre”, informou.
Ele informou que quase todo o prédio foi atingido e que, possivelmente, o fogo consumiu todas as lojas. Segundo a Defesa Civil de SP, cerca de 200 pequenas lojas pegaram fogo.
A CNN também apurou que a empresa que administra o shopping, a Maxim Administração e Participações LTDA, foi fundada por Law Kin Chong, apontado como um dos maiores contrabandistas do país.
Em nota, o Shopping 25 Brás informou que o incêndio foi controlado e os danos foram apenas materiais. Leia a nota abaixo na íntegra.
“O prédio conta com Certificado de Segurança emitido pelo Contru e mantinha todos os seus equipamentos de segurança e de combate a incêndio em pleno funcionamento, quando da ocorrência. O Shopping mantém brigada de bombeiros civis e atuantes no empreendimento durante todo o seu funcionamento. Parte do imóvel atingido conta com AVCB válido e vigente até 2027 e outra parte está em processo de renovação.
Lamentamos o ocorrido, faremos de tudo para que possamos retomar o funcionamento o mais rápido possível”.